BALANÇO DE *ESQUISAS SOBRE O ENEM:
CONSIDE*AÇÕES SOBR* A CONSTITUIÇÃO
POLÍT*C* D** AVALIAÇÕES EXTER*A*
Fa*íola Matte Berg*min*
Maria *ernan*a Montero**
Resumo: Este artigo objetivou an*lisar a *rodução de dissertações e teses *o*re o
Exame *ac*onal d* *nsino Médio (EN**), com o intuit* de discutir *s ten*ê*cias
e as a*ordagens des** tema *o campo ac*dêm*co, de a*o*do com t*abalhos que são
refe*ên*ia para os balan*** bibliogr*ficos, como Barr*to e Pinto (*001). A escolh* do
tema se justif*ca *ela centralida*e que essa *va*iação ve* *ssumin*o n* formulação
* i**lementa*ão das políticas *ú*licas rel*cionadas à e*ucação. A partir da *nál*se
dos trabal*os e*co*trad*s, foi poss*ve* p*rceber a a*sên*ia de autores q*e discutem
o ENEM como política *ducacional. Tal *b*r*a*em *ode c*nsi**rar alguns aspec*o*
polí*icos const*tutivos ** E*EM, como a introdução da l*gica m*r*adológic* *a *du-
c*ção e de n*ções de efi**ência e q*alidad*.
Palavras-*have: *NEM. Avali*ção exte*na. Pol*ticas púb**cas.
Balan*e of researche* on E*e*: considerations on t*e *olitic*l
const**ution *f external evaluatio*s
Abst**ct: This article\s main obj*ctive wa* to analyze the productio* of dis*e*tations
a*d theses r*gar*i*g th* High School\s *ational Exam - Exame Na*ional do E*si-
n* M*dio (EN*M), in order to discuss *rends and a*pr**ches on *his su*ject i* t*e
aca*emic field, using a* a ba*e papers that ar* reference on bib*i**ra*hic balan*es,
such as, fo* exa*ple, the work *f Barreto e *into (2001). The choice of subje*t i*
ju*tified by the centrality tha* this e*alu*tion has assumed in the for*ulation an* im-
________________
* M*stre em Ed*cação: História, Política e Soc*edade pel* *ontifícia Universidade Cató*i** de *ão Paulo;
**ofe*so*a ** História *a Pref*itura Mu*icipal de Sã* P*ulo. São *aulo, Brasil; fabiola.berg*m*n@*mail.com
** Mes*re em Educação: H*s**r*a, **lítica e Soci*dade pela Pontifí*ia *nive*sidade C*tólica de *ão Paul*;
Doutoranda em Educação: História, Polí**ca e Sociedade p*la Pontifícia Universid*d* Católic* de São
Pau*o; *u* Monte Alegre, 984, Perdizes, 050*4901, São *a*lo, São Paulo, Brasil; f*fa1986@*o*mail.com
Roteiro, Joaçaba, *. 39, n. *, p. 391-416, ju*./de*. 2014
391
Fa*íola Matte *ergami*, M*ri* *ern*n*a **ntero
p*eme*t**ion *f pu*l*c pol*cies *elated to e*u**tion. Fr*m the a*alysis ** t*e studies
f*und, it was possible to det*ct a certain lack of studies that di*cuss the ENEM as an
educatio*al policy per se. Such an approach c*n lead *o a disregard of some p*litical
a*pec*s cons*i*utin* the ENEM such as the int**duc*ion of mark*t logic in edu*ation
and notions of efficiency and qu**ity.
Keywords: ENEM. *xternal evaluation. *ublic *olicy.
1 INTRODUÇÃ*
O balanço de pesquisas produz*do sobr* um t*ma permite que se organ*ze
o con*unto de inf*rmações di*poní*eis, c*m o obj*tivo de identificar te*dências e re-
corrên*ia*, além de indic*r as possibilidades *e integraçã* de diferentes *erspectivas
e *ocalizar lacunas e **estões emerg*ntes (BARRETO; *INTO, 2001).
No Brasil, as *o*tes ma*s *tilizadas nos balanç*s de pesqu*sa são, usual-
mente, *cad*m**as, constituída*, sobre*udo, por ar*igos de *eriódicos, dissertaçõ*s
e *e*es. C*m menor fr*quência, são util*za*as co*unicações a*re*enta*as em con-
*re*sos e, ainda, livr**, capítul** de livros e rel*t*rios de pes*uis*. De **ordo com
os crité*i*s adotados para a seleção *e fontes, ela* poderão ser e*aminada* de modo
exa*st*vo o* selet*vamente.
A met*dolog*a de análise utiliz*da ne*se* est*dos tem sido * anális* de
co*t*údo a partir *e *at*g*rias, *onstruíd*s, em regra, *mpiric*mente, e ap*iadas no
referencial t*órico do es*udo.
Este *rabalho apresenta uma **álise da pro*ução de d*ssertações e teses
sobre o Exame Nac*onal do Ens*no Méd** (EN*M), com o intuito *e discu*** as ten-
*ências e *bordagens desse t*ma no *a*po acad*m*co. * esc*lha d*s*e se justifica
pela centralidad* que essa avali**ão vem assumindo *a formulaçã* e im*lemen**ç*o
das polít*cas públi*as relacionada* à e*ucação.
O Exame Nacional do *nsi*o Médio *eve sua prim*ira edição ** 1998,
e é *ido como *m inst*umento da política de implemen*ação d* *eforma do
en*ino
mé*i*, **g*n*o con*t* nas Di*etrizes Cur*icu*ar** Nacionais *ara o Ensino
Médio
(DCNEM).
Confor*e a*on*a Minhoto (2003), o primeiro obj*tivo especí*ico do ENEM
é servir co*o *ut*ava*iação, cons*de*and* a **colha entre o i*g*esso no mercado de
tr*balho e a continuida*e d*s *studos. * seg*ndo é ofer**er *m* modalidad* a*terna-
tiva ou comp*eme**** *os proc*ssos de seleção para o m*ndo do trabalho. Por fim, o
392
Disponíve* *m: www.edito**.u*oesc.ed*.br
Balan*o d* pes*u**as sob*e * enem...
te**eiro objet*vo específico é apres*ntar uma mo**li*a*e al*ernativa ou compl*mentar
de *cess* aos cursos p**fissionali*antes e ao En*ino Superi*r.
O e*am* e*a c*nstituído por u* *n*trumento únic* c**tendo 6* ques*ões *b-
jetiv*s de m**t*pla escolh* * uma pr**osta para redação, at*ndendo * Ma*riz de Com*e-
tências e Habi*idades esp*cialmente d*s*nv*lvi*a para es*rutu*ar o exame, e po**n** ser
rea*izado quantas vez*s foss* de i*teresse do *onclu*n*e o* *gres*o do Ensino Médio.
Em 20*9, o M*nistério da Ed*c*ção *pres**tou uma pro*osta d* *efor-
**lação do *N*M p*r* que este fosse utili*ado como forma de **l*ção u*if*cad*
no* processos s*le*iv*s das u*ive***dades pú*licas fede*ais, *assando a ser chamado
de novo ENEM. Desse modo, al*m da m*dia de desempenho obtida pel* estudante,
pode ser ut*lizada para pleitear *ma vaga n*s Instituições de *ns**o Super*o* (IESs)
p*blicas * privada* qu* a*o*em o e*ame como *err*m*nta d* seleção, de manei*a in-
tegral ou p*rcia*. *ambé* *o*e se* *tiliza*a *omo ref*rência para uma a*to*val*aç*o
sob*e o *nsino Médio e qualidade do ensin*, e co** c*itério de seleç*o *e bolsas
d* *studo no Program* Universida*e para Todos (Pro**i). Adema*s, o *o*o ENE*
promov*ri*, t*mbém, a c*rtificação de jov*ns e adu**os no En**no Mé*io e teria c*m*
princip*is objetiv*s democra*iz*r as oport*nidades *e ace*s* à* vagas fe*erais de
en*ino s*perior, possibilitar a mobili*ade acadêmi*a e *ndu*ir a *eestrutu*ação d*s
cur*ículos do Ensino Médio.
Consideran*o *ssa virada na *atureza do ENEM, t*rna-se **pera*ivo ana-
lisar os *rab*lhos a**dêmicos em um perí*do q*e abarq** esse proces*o de mudanç*.
Desse modo, opt*u-*e pelo balan*o de *e**s e disse*tações produzida* no período
*ntre *00* e 20*1. Na Tabela 1, a*res**tam*s a quantidade d* trabal*os en*ontra*o*
*m cada ano do período escolhido.
Tabela 1 - Tra*alhos enc*ntrados *m cad* ano do per*o*o an*lisado
Pe*íodo
Di*se*taçõ**
Tes*s
Total
2007
*
0
8
20*8
1
*
*
2009
5
*
5
*010
8
1
9
20*1
1*
1
16
Fonte: os autores.
Com base nesse material, f**a* construí*a* cate*orias de análise qu* pos-
sibilita*am o a*r*pam**t* dos trabalhos e* *az*o dos cont**d*s e*p*cíficos *bor*a-
*os. S*o ela*:
Roteiro, *oaçab*, v. 39, n. 2, p. 391-416, jul./dez. *014
393
Fabíol* Matte Be*gamin, Maria F*rnanda Mo*tero
a)
b)
c)
*)
e)
f)
Ling**stica/Ensino de *ort*guês;
Análi*e do conteúdo das *rovas;
Avali*ção ex**rna e prática docente;
Implicações no Ensino Superior;
E**M com* pol*tic* pública/Aspectos políticos *o ENEM;
*nálise do discurso.
Na categoria "Lin*uís*ic*/Ens*no d* Portugu*s", foram encontra**s qua***
trabal*os, todos real**ad*s em 2007 e em *nstituiçõe* públicas, sendo * Universidade
F*deral do Pa*aná (U*PR), a Universid*de de Pass* Fun*o (UPF), a
Unive*sidade
Fed*ral de Mato Gros*o (UFMT) e a *niv*rsidade Federal de P*rnambu*o (U**e).
T*is trab*lh*s apresentam *ma b*bliografia bem div**sa, no entanto, existe *m a*tor
que aparece em mais d* um tra*alho: Bak*ti* (1995, 1999, 2003). *or* ele, há autores
como Williams (197*), Perre*oud (*9*9), Bag** (1999, 2*0*, 20*2, 2003, 2004),
M**cuschi (2002, 2003) e Bat*st* (2003, 2005).
Entre os tra*a*hos localizados na ca**g*r*a "Linguís**ca/Ens*no de Portu-
guê*", tr*s deles (o* realizado* na UF*R, UPF e UFMT) trabalham especificamen-
te com a problemát*ca *a lin*uísti*a. *o primei*o, e*ta problemática e*tá atre**da à
questão da re*a*ão exi*tente entre o* conceitos *a norm* linguís*ica e do ensino de
P*rtu*u*s; a *nálise do EN*M (* de outro* documentos, como os Pa*âmetros Cur-
riculares N*ci*nai*) ap*rece com a i*tenção in*cial *e mostrar o contexto d* deb*te
normativo acerc* do *ortuguês * su* relevância para o ensino d* língu*. No segundo
trabalho, realizado na U*F, a problemáti*a *a l*nguística se rel*ci*na com a qu*st*o
das possibil*dade* *e **itura linguisticamente au*orizadas das pr*postas de tema de
redação dos ve*ti*ulares r*gionais e do ENEM. No terceiro tra*alho, re*liz*do na
UF**, a qu*stão lin*u*stica s* vi*cul* à análise s*bre a fo*m* co*o sã* apresentadas
as *ropostas de pro*ução escrita de dois livro* d*dát*cos esp*cíf*cos d* Ensino M*dio
e à an*l*se das propostas de produção esc*it* d*s pr*vas do ENEM e do v*stibular da
U*iv*r*id*de F*der** de *ato Gross*, com * intuito de verific*r a contribuição destas
**opostas p*ra a proficiên*ia e***ita dos a*un*s. Já o último trabal*o, reali*ado na
Ufpe, *em c*mo p*in*ipal ob*etiv* analisar o espaço *oncedido ao ensino d* leitur* e à
ado*ão de práticas interd*sciplinares na escola, a part*r do ENEM, n*o sendo voltado,
es*ecificament*, par* a qu*stã* da linguís**ca.
O que podemo* inferir a partir da anál*se destes t**bal*os é que n*o há,
entre e*es, *m que te*ha como *rincipal objeto de p*squisa a prova d* ENEM; t*d**
o t*aze* como ** instrumento, com* um m**o pelo qual analisam outras questões
*94
Disponível em: ww*.editora.uno*sc.edu.br
Ba*anço de pesqu*s*s sobre o e*em...
- co** a rela*ã* entre *s normas linguísticas e * e*s*** *e Por*uguês; o espaço con-
c*dido ao *ns*no da leitura, etc.
No *ue di* r*speito à categoria "Análi*e d* conteúd* da* *rov*s", foram
encontradas 12 d*sser*a*ões, sendo duas de 2009, *rês de *010, e *ete de 2011. O*
r*sp**tivo* tra*alhos foram realizados nas seguintes *nive*sidades: Univ*rsida*e Fe-
deral de Mi**s G*rais (UFMG) (1), Uni*ersidade Feder*l de Santa Catarina (UFSC)
(1), Un*vers**ade Federal de São Carlos (Ufs*a*) (2), Un*versi*ade Cruzeiro do Sul
(Unic*ul) (1), Unive*sidade Federal de M**o Grosso do *ul (UFMS) (1), Universi-
dade do Oeste de San*a Catarina (Unoesc) (1), Univer*idade Estadual de Campi*as
(Unicamp) (3), Universid*de Sev*rino Sombra (1) * P*n***íci* Uni*ersidad* Católica
de Minas Gerais (PUC-MG) (1).
Por se tratar de u*a c*tegoria que agrupa tra*al*os voltados à análise do
cont**do das p****s *o ENEM, *n*ont*am-se trabalh** das mais v*riadas *reas, co*o
B*ologia, Matemá*ica, Geografia, Química, e*c. Por e*em*lo, o trabalho rea*izado em
*0*9, na Un*camp, procura tr*çar um paralelo entre as avaliações e*preg*das p*los
pr*fes*ores de Biol*gia do En*in* Médio e a as avaliaçõ*s de âmbito mais geral - no
c*so o **stibular da *nic*mp e o *NE* - n* q*e di* r*speito ao con*eúdo de Biolo-
**a Celu*ar. J* *a área da Geo*rafia, tem*s um trabalho de *010, tam*ém na U*icamp,
que procura compreen*e* *omo o ENEM *ateri*liza em s*as qu*s*ões a temática das
mudanças c*im***cas globais. É possív*l afirmar que essa é a *a*egoria q*e apres*nta
ma*o* *ua*tidade e *arieda*e de trabalho*.
Quan** *os refe*enciais teóricos, f*ram util*zados diversos *utore*, c**o
Locco (2005), Sgui*sard (2*0*), Dias Sobrinho (2*03), Saul (*006), D\Ambr*sio
(2001) Perrenou* (1999), Freitas (2007), Afonso (19*9, 2009), Lima (2007), Luckesi
(199*), Vianna (1985), Wor*hen (197*), Bakhti* (198*, 1997, 1998, 2003), *ntun*s
(*005, 2006, *007), Marcuschi (2008). No *n*anto, é i*port*nt* frisar que se obs*rva
uma certa ausên*ia de r*ferenci*is *eóricos sobre avaliaç*o e currí*ulo. A *a*oria dos
*utore* uti*izados trata de conteú*o* es*ecíficos *as di*cipli*as, o que demonstra uma
abo*da*em estritam*n*e dis*iplina* da *nál*se a respeito do ENE*.
Já na categoria "Av*liação extern* e prática docent*", foram localiz*d*s
sete disserta*ões, sendo um* em 2*08, três em 2*10 e t**s em 2011, realizadas nas
u*iversidad*s: Univ**sida*e Federal de Pe*nambuco (UFPE) (1), *niversidade Fede-
ral do Piauí (Ufp*) (1), Pontifícia Un*versidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
(1), Po**ifí**a Universidade Católi*a d* *oiás (*UC-GO) (1), Universidade Federal
do Ceará (UFC) (1), Univerisade Federal de Sã* Ca*l*s (Uf*car) (1) e Univers*d*de
Estadu*l do *orte Fluminense Darcy Ribeiro (Ue*f) (1). Aqui também foi encontrada
*oteir*, J*a*aba, v. 39, n. 2, p. *91-*16, jul./dez. 2014
395
F*bíola Matte **rgamin, M*r*a Fernanda *onte**
uma grande variedad* d* trabalhos, embora não tan*o qu*nto na categoria analisad*
ante*iormen*e. Um dos *rabalhos encontrados, realizado em 2008 na
Universidade
Estadual do *orte Fluminense Da*cy Ribe*ro, *em com* o**et*vo a*eriguar o impacto
do ENEM e de outr*s ori*ntações ge*ais *o c*t*diano escolar de uma escola d* mun*-
c*pi* de Ca**os *os Goytacaz, n* Rio d* *aneiro. *á o traba*ho *ealiz*do em 2010, na
PUC-GO, anal*s* * que dizem estuda*tes * professor*s acerca da relação entre * qu*
é e*sinado e o que é avaliad* na prova d* ENEM.
No que *iz respeito aos referenciais t*óric*s, dent*o de*sa categoria **
análise *ora* citados de man*ira recorrente: *opes (2010), D\Am*rósio (2*03), Mos-
co**ci (2003), Ta*dif e Lessard (2005), Sa*l (198*), Af*n*o (200*), Li*a
(2005),
Barreto (200*), Hoffma* (*000), E*teban (2**1), Moretto (2005).
Q*an*o à c*te*oria "*mpl*caç*es no Ensi*o Su*erior" foram en*ont*adas
um total d* tr*s dissertações; *ma delas f*i defendida e* 2*09, na Universi*ade Tuiu-
ti do Paran*, e duas *oram defendida* em 2011, uma na Fundaç** Cesgra*rio e * *utra
na Uni*ersi*ade *o Cont*stado. A dis*ert*ção *efendida em 2009 tra* a *rop*sta **
anal*sa* o Pr*Uni, enquan*o po*ítica **blica *e acesso ao E*sino S*peri*r **m discur-
so de dem***atiz*ção de seu **esso e tamb*m suas influências *obre o*tr*s *olític*s
**ltadas pa*a a educaç*o, como o ENE*. Já o trabalho da Fundação Ces*ranri* pro-
põe av**iar a r*la*ão entre o acesso ao *nsin* Supe*ior por meio d* EN*M e o de-
sempenho do* estudantes ao lon** do curso de graduaç*o. O traba*ho da U*iversida*e
do Contestado *rocura investi**r quais elemen*os do *a**tal *o*i** de p*ofe***res e
gestores ed*cacionais dos municípi** de Canoinhas e S*o Bento do Sul, *C, tiveram
*nfluên*ia nos resul*ados do ENEM de 2008 e de 20*9.
Tais trabal**s utilizaram os seguin*es referenciais teórico*: Sch**rtzman
(*008), Nazzari (2006), Cer*llo (2006), Silva (1997), Cata*i, Hey e Gilioli
(2*06),
C*rvalho (*006).
Nessa categ*r** também fora* localizadas duas tes*s, uma realizada em
2010, na Universidade do Vale do *i* dos Sinos, e outr* realizada em **1*, na *ni-
ve**idade São Francisco. A *es* de 2010, intitulada Qualid*de da *ducação sup*rior
e o *r*Uni: limites e possibilidades *e u*a política de *nc*u*ão, busca i*vestigar o
Pr**ni, enq**n*o uma polític* de inclusão na Educação S*p*rio*, com o i**uito de
averiguar se a presença *os b*lsist*s des*e Prog**m* impacta a qualidade de ensino
nas Inst*t*ições que *s acol*e * aponta o *N*M como uma *ossível gar*ntia de um
*ritério m*ritocrático para o in*res** ** Ensino S*perior. Já a te*e de *01*, intitu-
lada O uso do EN*M e Ena** em um delineamento longitud*nal para avaliação da
qua**dade do* cursos ** e*s*no superior, p*ocura em*regar *s *ad*s *o ENEM e d*
*96
Disponível e*: ww*.editora.*noesc.edu.br
Balanço de pesqu*sas *obre o *n*m...
E*ade para compor u*a *édia de qua*idade dos cur**s de gra*uação. Ne***s traba-
lhos f*r** emp**gad*s referenciais t*ór*cos como Via*na (2003), Readin*s (2003),
Sobrinho (2005), Paim (1**2), Moros*n* (200*), Ch*uí (2001), Cunha (2006, 1998),
Olive* (2007), Freire (1980), Szymanski (2002) * S*lveira (20*2).
Na catego*ia "Aspectos po*íticos do EN**/ENEM como polít*ca públi-
ca", foram *nc*ntra*as oito dissertações, sendo qu*t*o em 2007, uma em 2009, dois
em 2010 e um em 2*11, rea*izadas na Fund*ç** Getúlio Varga* (FG*-SP) (2), na
**i*ersidade *stadual *aulista (Un*sp) (1), na U**ver*i*ade do Estado *o Ri* de
*aneiro (UERJ) (1), na Uni**rsidade Federal d* Bahia (UFBA) (1), na Un*versidade
Es*adual d* Lo*drina (UEL) (1) e *a Uni*ersidade de São P*ul* (USP) (2). Essa é
uma das categoria* com uma *as maiores quantidades de trabalhos localiz*do*, al*m
da grande variedade de temáticas. Encontr*m-se trabal*os que p**quisam questões
acerca da *nt*ncionalidade *o *NEM, d* se*s efeitos *obre o E*sino Médio br*s*leiro,
da r**ação *ntre a aval*ação exter*a * a qual*dad* da educação e das *olíticas p*blicas
como *rga*izadoras e orientadoras das práticas pe*agó*icas, etc.
Observou-se a utilização de referen*iais teór*c*s divers*s, *omo Afon*o
(2000), Freita* (2003), Apple (**05), Cunha (*0*2), Gim*no Sacristán (*002), Savia-
ni (1*96, 2004, 2*05), Bakhtin (1988), Foucault (20*4), Ducrot (1987), Koch (*989,
*99*, 1997, 1990, 2004), Forqu*n (1995), C*sa*su* (19*9, 2002). Nota-se ainda a pre-
ferê*c*a p*r teóric*s estrangeiros nos tra*alh*s da *G*-SP, como Hanus*ek (*000,
2002, *003, 200*).
*or fim, na *a*egoria "Anál*se do discurso" foram e**ontradas qu*tro dis-
sertaç*es no t*tal, *endo uma dissertação defe*d*da em 2*09 e *rês em 2011, dis*rib*-
ídas entre a U*ivers**ade *e***al de *erg*p* (UFS), a *niversidade Fede*al de S*o
Carlos (Ufscar), a Universidade Federal do Ce*rá (UF*) e a *niversidade Fe*eral
de *ampina *ran*e (U*CG). Podemos afirmar q*e esta * uma das categorias que
apresenta menor *uantidade de trabalhos, com "Imp*icaç**s no Ensino Superior",
com cinco t*abalhos encontrados, "Linguística/Ensino de Portug*ês", com qua- e
tro *rabal*os e*cont**do*. Ver**ica-se a e*istência *e trabalhos que tanto analisam o
ENEM como um gênero do dis*urso polític* *uant* como um exempl* do discurso
como uma prática text*al. Tem**, por exempl*, a dis*ertaç** defe*dida em 2011, na
Univ*rsidade Fede*al de Campina Grande, que busca ***preender o E**M como
um gênero do discurs* p*lític* em um con*ex*o de reformas educacion*is, e também
a dissertação defendi*a em 2011, n* Ufsc**, que analisa os m*dos de avaliação de
competência *inguístic*-discursiva por mei* do ENEM e do Enad*.
Ro**iro, Joaçaba, v. 3*, n. 2, p. 391-416, jul./dez. 201*
397
Fa*íola *atte B*rgamin, Maria Fernanda M*n*ero
No que se refere ao* referenciais teóricos, encon*ra*-se Foucault (*999,
200*), Bakhtin (1992, 2000, 20*3, 2**9), Freitas (*00*), Sousa (2009) * Marcu*chi
(2008).
No Quadro 1 aprese*t*mo* os tra*al*os organiza*os por título, inst**uiç*o
*m que a pesq*isa *oi realizad*, ano, o que estudam e bib*iog*afia utiliza*a.
Quad*o * - Trabalhos encontrad*s e o*ganizados de acordo com títul*, inst*tu*ção, ano, o *ue
estudam e *ibliografia u*il*zad* (dissertaç*es)
*I*SERT*ÇÕES
Bibliografia
Título
In*ti*uiç*o
Ano
* q*e estud*m
utilizada
*inguísti*a/Ensino *e *ortuguês
*A**lisar o debate *m torno dos
conceit*s de norma l*ngu**tica e
a preocupação com o *nsino de
** conceito* d*
Lí*gua Por*u*ues*
Williams (1979)
n*rma na linguística
Universidade
*Anal*sar * concepção de Língua
Ba***in (1*99,
e s*a relação com
Fe*e*al *o
2007
bem como suas implicações para
2003)
o en*i*o de Língua
Paraná
o ensino d* Língua mate*na
Ba*no (1*99, 2001,
materna
*Discussã* norma*iva s*bre a
200*, 2003, 2*04)
Língua e *uas **nseq*ências
*r*ti*a* no ens*no de *ortu*uês
nas escolas
Analis** as pos*i*ilidades de
l*itura, li*guisticame*te autoriz*-
Leitura de proposta
das, da* propos*as d*s temas d*
Unive*si*a-
Carel (20*1, 2006)
de redaçã* à luz da
redação de pro*esso* seleti*os das
de de Pass*
2007
Ducrot (2006)
Teoria d* Argume**a-
ins*itu*ções de Ensino Su**rior do
Fundo
Graeff (2011)
ção na *íngua
*s*ado do Rio Grande do Sul e **
Exame Nacion*l do Ensino Médio
(ENEM)
As propostas de
*Práti*as e atitud** em relação
pro*uç** escrita dos
à div*rsidade lingu*s*ic* em
**kh*in (19*5,
li*ros *idátic*s de
U**versidad*
e*pa*os formais e in*or*ais *e
2003)
Língua *ortuguesa
Federal do
200*
educação;
Ba*ista (2*03,
do ensino *é*io: um
Ma*o Grosso
*A reorien*a*ão do ensino de
2005)
o*h*r enunc*ativo-
Lín*uas do eix* form*-*so-f*rm*
-dis*u**ivo
para o eixo uso-*orma-uso
398
Dispo*ível em: www.ed*tora.un*esc.edu.br
B**anço de pesquisas sobre o e*em...
DI*SERT*ÇÕES
B*blio*rafia
Título
Insti*u*ção
Ano
O que e**udam
utili*ad*
Analisar o es*aço *o*ced**o
Leit*ra e interdiscipli-
Perrenoud (19*9)
Universida*e
ao en*i*o *e leitura e à ado*ão
n**id*de no contexto
Marcuschi (2002,
Fe*eral de
2007
de pr*ticas interdis**plina*es na
escola*: o e*emplo do
2003) K*eima*
Pernam*uco
escola, toman*o c*mo exemplo
ENE*
(2002)
* *nem
*olítica* públicas *e
Asp**tos *olíticos do ENE*/ ENEM como polí**ca pública
*onhecer a concepção de
função *ocial *o E*sino *édio,
Apple (*005)
*unha (2002)
Ed*cação Nacio*al
presente nas Po*íticas P*blica* de
**iversidade
Gime*o S**rist*n
e Paulista: a f**ção
2007
Educ*ção nacionais e pauli*tas, e
d* São Paul*
(2002)
social *o Ensino
i*entifica* possíveis f*tore* qu*
Savi*ni (1996,
*édi*
*nte*f*re* no cumpri*ent* desta
2004, 20*5)
função social
Apontar divergências en*re o
B*khtin (1988)
Não coincidências *o
di*** e o fazer nos P*râmetros
Universidade
Foucault (2004)
dizer nos PCNEMs:
Curr*culares Nac*onai* (PCNs),
*e*er*l da
2007
Ducro* (1987)
a Líng*a Port**uesa
n* que di* resp*ito à constituição
Bahia
K*ch (19*9, 1992,
em **estão
da disciplina L*ngua *ortuguesa
*99*, 1990, 2004)
para o Ensin* Médio
Traçar *m pa*oram* das questões
polí*i*as e administrativas *ue
De*vendando os
*nterferem e p**em (re)direcionar
aspectos ** lin*ua-
o ensino *, a pa*tir diss*, refletir
U*iversidade
Vy*o*ski (200*)
ge* no ENEM: uma
em c*mo a* po*í*ic*s educacio-
*stadual d*
20*7
Ba*htin (1*95,
*o*tribuição para o
nais se estabelecem * se **loc*m
*ondrina
2003)
pro*esso educ*cional
*omo organizadoras e orienta-
brasileiro
dor*s das práticas peda*ógicas
para a conc*pção do ens*n* e da
*p*endizagem
Aval**r o d*se*pen*o das escolas
*val*ação na **minis-
d* *e*e estadual de Goiás, consi-
Forquin (1995)
tração públic*: *ma
Univers*dade
*erando * origem socioe*onômica
C*sa*sus (**02,
propo*ta de aná**se
de São Paulo
2007
dos aluno* e as condições da o*er-
1999)
para as escol*s pú-
(*i*eirão
ta *e ensino das escolas, a partir
K**k*berg (1*97,
bl**as de educ*ção
P*eto)
dos resulta*** ob*idos po* el*s na
19*9, 2002)
básica
P*ova B**sil e no E*EM
Roteiro, Joa*aba, *. *9, n. 2, *. 3*1-41*, jul./dez. 2014
399
Fabíola Matte Ber*ami*, Ma*ia *ernand* *o**e*o
DISSERTAÇÕES
B*bliografia
Títu*o
***t*t*ição
An*
O que es*udam
utilizada
Ana*isar o ENEM co*o p*lítica
pública de avaliação a fi* de
Universidade
com*reender se ele a*u* co*o
ENEM como Po*ítica
do Estado do
*007
uma polí*ica pú*lica e se o*
*reitas (2003)
Pú*l*ca de *val*ação
Rio de **n*iro
resulta*os da avali*ção *o *ns*no
Médio e**ão atin*indo o ob*et*vo
de buscar a *elhoria *a ed*caç*o
Reflet*r sobre as intencionali-
d*des das ava*iações exter*as
*nivers*dade
(PISA, SAEB, *NEM, SA*ESP
Av*li*çã* exter*a:
Est. Pau**sta
e IDE*P) como instr*mentos
Afonso (2000)
inst*um*nto de co*-
2007
J*lio De *es-
q*e preconi*am a *elhoria da
*rei*as (20*3)
*rol* o* *nc*usão?
*u**a Fi*ho
qualid**e d* educação ou apenas
a *e*ulação d* *stado * a merc*-
*orização da educaçã*
Exames cur*iculares e
*esultados educ*cio-
**ndação Ge-
Avalia os efeitos do Exame *a-
H**ushek (2000,
nais: *ma aná*ise do
tu*io Vargas,
20*7
cional do ensino médio (E**M)
*002, 2003, 2*05)
exame naci*nal do
SP
sobre * Ensin* Médio brasileiro
En*ino Méd*o
*xam*nar o desenvolvimento
i*sti*ucio*al do Ine*, veri*ica*do
Fu*dação Ge-
a reform* ocorrida em me*dos d*
Desenvolvim*n*o
tú*io Vargas,
201*
dé*ada de 1990, que i*plant**
i**titucional do Inep
*P
um amplo sistema *e ava*iaçã* de
desempenho à políti*a edu*acio-
nal do país
Anális* do conteúdo das p*o*as
Analiso* as a*aliaç*es, q*e foram
e*pregadas *elos professores *e
Avaliação dos conteú-
d*s de B*ologia Celu-
lar n* Ensino Médio:
Estudo *e caso sobre
* p*ática d*cent*
e sua rel*ção co*
exames de ing*esso
no *nsino Su*erior
Universida*e
Est*dual D*
Campinas
2009
en*ino médio na di**iplina de bio-
logi*, quando é abordado o tóp*co
so*re b*ologia celular, traçando
um paralelo entre as avaliações re-
aliza*as e os c*nteúdos *e *utras
avaliações de âmb*to *ais ger*l,
com de*taque *a*a o Vest**ular da
Unica*p e o Exame *a*ional do
*nsino Médio (EN*M)
400
Disponível em: www.**it*ra.*noesc.edu.br
Ba**nço de pesquis*s sobre * ene*...
DISSER
*AÇÕES
Título
Instituiçã*
Ano
* que e*t*dam
B*b*io*rafia utilizad*
Produção textual: diagnó**ic* de proble*as e aç*es d* mudanças com b*se no e*ame nac*ona* de En*ino Médio
Po*ti*ícia Univ*rs*dade Cat*lica de G*iás
20*9
An*lisar o proc*sso *e mel*o*ia do ensino e aprendizagem da p*odução do texto disse*tat*vo- -argumentat*vo conforme as competênci*s d* ENEM
Bakhtin (1988, 199*, 1998, 2003) Antunes (2*05, 2006 e 2007) Marc*s*hi (2008)
As que*tõ*s do ENEM e a in*er*isci- plinari*a*e n* ens*n* *e M*temáti*a
Uni*ersidade Severino Sombra
201*
In*estigar q*e t*pos de práticas ped***g**o-int*r*iscipl*na*es est*o sen*o realizados ** ed*ca- **o b*sica e como a M*temá*ic* parti*ipa nesse contexto
D\*mbrósio (2*01)
Leituras, li*ites e possibilid*des de gr*fic*s do *NEM no contexto do aque- cimento global * das mudanças climáticas
Univer*idad* E*tadual de Ca*pinas
2*10
Com*reen*er como, em q**stões do ENEM, gráfico* no contexto do *quecime*to global e das muda*ças climáticas, seja qual for * enfoque *a*o * discussão, *art*cipa* da signific*ção sobre *s *emas e ainda para o *esmo context*, quais *ão as caracterí*- ticas *ás*c*s d* lei**r ** gráficos que as *uestões subent*ndem
Te*tualiza*ã* *o Tema "Mudanças Cli- mátic*s Globais" em Questões do *NEM na *er*pectiva das Geociências
Universidade Estadual de Campi*a*
2010
Comp*een*er c*mo o Ex*m* Na- *ional d* Ensino Médio (ENEM) mater*ali*a, na f**ma de quest*es, a t*mát*ca d*s Mudanças Cli*á- ticas Globais, con*i*erando as Geociências como *specto dess* signifi*a**o, uma p*rspe*tiva epistemológi*a que **s permit* **a visão espe*ífi*a desse tema
*rlandi (2005, 2007)
Ex*me Nacional do Ensino Méd*o (ENEM): (in)congru- ênc*a* curriculares no ensino d* Língua Portugu*sa
Un*ver*idade d* Oeste de Santa C*tarina
2011
Investigar co**r*ê*c*as e in- congr*ênci** *ntre *s propos*as curr*cular*s de e*cola* p*bli*as d* município de Concórdia, SC, e as orie**ações do ENEM para a Área d* *inguagens, Códigos e suas Tecnologias, notadamente no que s* r*fer* à disciplina de Língua Portug*esa
Freitas (*007) A*onso (1*99, **09) Lima (*007) Luck*si (1*95) V*anna (1989) W*rt*en (1974) Locco (2**5)
Roteiro, Joaça*a, v. 39, n. 2, p. 391-416, jul./dez. 2014
401
F*bíola Mat*e Bergamin, Maria Ferna*da Mo*t***
DISSER
TAÇÕES
Títu*o
Instit*ição
Ano
* que estud*m
B*bliogra*ia ut*lizada
Análise *as questões do ENEM da ár*a de Ci*ncias N*tu*ai* pelo e*foqu* CTS
Un*versidade Feder*l de São Car*o*
2011
Desenvolve, po* *eio da Análise de Conteúdo, uma invest**açã* sob a ótica *e u** determinada *oncepç** de educação CTS presente n* a**liação do *NEM nos an*s 2005, 2006 * 2*07
Questões de Matemá- tica da UFMS e do E*EM: uma análise da avaliaç*o por *on- teúdo* * *or ou*ras competências
Fundação U*ivers*dade Federal de Mato Grosso do Sul
20*1
Analisar as provas d* Matemá- t**a da UFMS, estruturad*s para aval*ar *onteúdos, e as do ENEM, que valorizam out*a* *ompetên- *ias e ha*i**dad*s
Perrenou* (1999) *ardin (2009) Locco (2005)
Exame N*cional d* En**no *édio e *aderno do Estado de São Paulo: *ma análi- se **s c*mpetênc*as e habilidad*s
Univ*rs*dade Cruz*i*o do Sul
20*1
*n*lisar as ha*ilidades e com- petênci** de l*itura presentes na aval*aç*o do Exame N**i*nal ** E*sino *édi* (ENEM) e *o *aderno do Estado de São *aulo, sendo *ste *m *aterial d*spon*- bilizado pe*o Governo *o Estado de S*o P*ulo aos alunos da Rede Estad*al de Ens**o. Também ana- li*a*os a presença de situaç*es- -probl**a, interdiscipl*naridade e uso dos gêneros discurs*vos em amb*s os ma**riais
Co*textua*izaç*o * *onteúdo das Ques- *ões d* Mat*mát*ca do ENEM e d*s *e*tibulares da USP, Un*camp e **s*ar
Universidade Federal de São Carlos
2011
Estuda a* mudanças d* pon*o de vista da con*e*tua**za*ã* e do co*teúdo das questões de mate*ática da prova do ENEM e dos vest*bular*s da USP, Un*c**p * Uf*c*r
*\ Ambrósio (2001)
402
Dispo**vel *m: www.e*itora.un*esc.edu.br
B*lanço d* pesqu*sas sobre o ene*...
DISSERTAÇÕES
Bibliogra*ia
Títul*
Insti*uição
Ano
O que est*dam
utilizad*
Anali*a* as pos*íve** *ompre-
ensões d* contextual*zação no
Ex*me Nacional do Ensin* Médio
(EN*M), de modo * sinalizar
subsíd*os para práticas docent*s,
re*lexões pedag*gica* e curricu*a-
O *xa*e N*cional
Locco (2005)
res no ens*no. Apre*enta-se com*
do Ensin* Médio e a
Uni*ersidade
Sg*issardi (2006)
a noção de *ontextualizaç*o se
e*ucação quí*ica: em
Federa* de
201*
Dias *obrinho
ca**cteri*a na litera*ura de en*in*
*usca da *ontextu*-
Santa Cat*rina
(2003)
de ciê**ias, em documentos
li**ção.
Saul (2006)
destinados à refor*a da E*ucação
*ásica e e* docume*to* *o
Enem, *nalisando, so*r*tu*o,
c**acterísticas do exam* e s*a
inserç*o nas pol*ticas púb*icas de
av*liação
Investigar as mudanças quanto às
e*igência* *e formação literá*ia
*o Ensino Mé*io - conce*nentes *
educ*ção literária n*sse **gmen*o
de *ns*no -, po* *eio de análise
A forma**o de
de dois instrument*s: "prova de
*eito**s lit*rários
**ive*sidade
vestibular" e "prova ** ENEM"; e
no Ensino M*dio
*ede*al d*
2011
editais relativos aos conteúd*s de
e as mud**ças do
Minas *erais
**te*at*** dos dois ti*os d* exame
vestibular
s*l*tivo. Compreender de **e
fo*ma o m**elo de *ducaçã* l*te-
rária é influenciado pel** exa*es
de vestibular e como o ENEM
passo* * pr*je*ar nov*s que*t*es
**ra o ensin*
Av*lia*ão ext*rn* e prática *o*ente
A*alia*ão dos dados
do **EM (2005,
Un*versidade
*veriguar a *resença no co*idiano
*006) do municí-
E*ta*ual *o
escolar de informaçõ*s sobre o
pio ** Campos dos
Nor** *lumi-
2008
exame e de *ráticas *edagógicas
Go**acazes, RJ:
*e*s* D*rcy
em c*n*ormida*e *om as o*ient*-
impacto no cotidi*no
R**eiro
ç*es gerais
esc*lar
Roteiro, Joaçaba, v. 39, n. 2, p. 39*-416, jul./dez. 2014
403
Fabí*la *atte Bergamin, Maria *ernanda **nter*
*ISSER
TAÇÕES
*ítulo
Ins*itu*ção
Ano
* que estudam
B*bli*graf** u*ilizada
* Exa*e Nac*onal do Ensino *édio e a relação com o que é ens*nad* na es*ola - o qu* dizem professo- *es e estud*ntes
P*ntifícia U*iversidad* *at*l*ca de *oiás
2010
*n*lis*r o qu* dizem es*u*antes * pro*essores acerca da rela*ão entre * que é ensinado na es*ola e o que * a*aliado no ENEM
Ho**man (*000) *steban (200*) Mor*tto (20*5) Aquino (1997)
Exa*e Nacional do Ensino Médio 1998-*007: olhares da esc*la pública minei- ra por meio da voz de gestores, ped*gogo* e profe*sores de esco*as *a rede pública esta- *ual de *assos, MG
Pontifícia Un**ersi*ade Católica de *inas Gerais
20*0
*ompree*der o olhar dos pro*is- s*onais da escola pú*lica da *ede estadual de Minas Gerais sobre * Exame Nacion** *o Ensino M*dio (*NEM) como ins*rumento de avaliaçã* d* *nsino M*dio da **cola púb*ica, no per*odo d* *998 * 2007
Saul (*98*) *fonso (2005) Lima (2005) B*rret* (2001)
A escola de quali*ade nas r*presen*açõ*s sociais de profes- s**es *e escolas de Teresina, PI, com melhor performance no ENEM (2007)
Fund*ção Universid*de Federal do Piauí
201*
Investiga* as Representaç*es S*- ci*is (RS) de esco*a de qualidade partilhadas por professores de *scolas de Teresina, PI melhor posic**nadas no Exame **cio**l d* Ensino *édio (ENEM)
Moscov*ci (*003) T**di* e Lessard (2*05)
Conhe**ment*s e c*n*e*çõe* de *rofes- *or*s *e Mate*ática que atuam no Ensino Médio: in*luência dos *rocess*s seletivos *e acesso a* Ensino Superior
Universida*e F*deral de Perna*buc*
201*
I*en**ficar co*he*imentos e *oncepç*es mobil*zados por pro- *essores *e matemá*i*a que atuam na *erceira série d* Ensin* *édio, consi*erando-*e as exigências dos proces*o* s*letivo* de acesso *o Ensino Superior
M**el* dos Ní*ei* d* Atividades do Pr*fe*sor pr**osto *or *argoli*as (2002). Este *ode** é ancorado na Teor*a das Situaçõ*s Did*tic** (TSD); Brousse*u (1998) D\A*b*ós*o (2003)
Os *on*e*tos de h*bi- lidad*s e comp*tên- *ias do n*vo ENEM e a percepção pedagó- gica d*s pr*fessores d* biol*gi*
U*iversi*a*e F*dera* do Cea*á
2011
Analisar a percepção dos profes- sores de Biologia do E*s*no Mé- d*o da rede *e ensino par*icular, a*erca do impacto do ENEM em suas **áticas *edagóg*cas
404
Dis***í*el em: ww*.editora.uno*sc.edu.*r
Balanço de pe*quisas so*re o enem...
DISSERTAÇÕE*
Bibliogr*f*a
Título
Instituição
Ano
* que estuda*
util*zada
Pretende investiga* algu*as d*
su*s relações com um modelo
de avaliação, espe*ificame**e o
*xame Nacional do *nsino *édio
Propo*tas te*r*co-
(ENEM), objetivand*, assi*, rea-
-meto*ológ*cas *o
lizar um estu** des*e E*ame * do
ENE*: rela*õe*
Uni*ersi*ade
discurso da práti** de professores
entre * enfoq*e CTS/
*ederal de S** 2011
em u*a es*o** esta*ual de Ens*n* L**es (201*)
CTSA * * dis*urs* de
Carlos
Médio d* São Carlo*, SP acer*a
*rofess*res *cerca da
*e*ta avaliaçã*, *omando po* b*se
*rát*ca docente
teórica os pressu*o*to* do *nfo-
qu* CTS/CTSA *or a*reditar que
exis*em proxi*idades e *elações
que p*dem s*r t*cidas entre essa*
dimensões
Implic**ões *o Ensino Superior
* Analisar * Pr**rama *niver-
sidade Para Todos - P*oUn*, *n-
quanto política *ública de acesso
*roUni: Polític*
ao Ensino S*perio* com di**urso
Univ*rsidade
Catani, *ey e
*ública de *ces** ao
d* *emocratização de *eu aces*o
Tu*uti do
20*9
Gili*l* (2006)
En**** Superior ou
* Su*s influê*cias *o*re outr**
Paran*
Carvalh* (2006)
Privatização?
políticas voltadas pa*a a edu-
c*ção, *om*, *o* exemplo, o
Exame Nac*o*al do Ensino Médio
(ENEM)
Avaliar a possível relação entre
Resultados de *ngre*-
a *o*ma de ac**s* ao ensin*
sa*te* n* E*sino Su-
Fun*ação
2011
superior por meio do ENEM e o
Silva (1997)
p*rior vi* E*EM: um
Cesgranrio
desemp*nho de estuda*tes **r*n-
ensaio de *val*ação
te o curs* *e gra*u*ção
Investigar q**i* e*emen*os do
Capital soci*l na
ca*ital social, p*ese*tes entr*
Schwar*zman
educa*ão: a inf*uência
p*ofessores e gestores escolar*s
Uni*ersidade
(200*)
s**re os r*sultados do
2011
*os município* de Canoinhas e
do Contest*do
N*zzari (2006)
Exame *aci*na* do
São Be*to do Sul, SC, tive*am
Cerull* (20*6)
En*ino Médio
*nf*uê*cia sobre os resultado* do
E*EM de *008 e 20*9
*nálise do discurso
Roteir*, Joaçaba, *. 39, *. 2, p. 39*-4*6, jul./dez. 2014
40*
Fabíola M*tte Bergamin, M*ria F*rnanda Montero
DISS*R
TAÇÕES
Títul*
Instituiçã*
Ano
O qu* estudam
Bibliog*afia ut*liza*a
Compre*ns*o da s*tuação-probl***, do enunciad* e das o*- ções de *espostas n*s questões do Enem.
Un*vers*dade **deral do C*ará
2*09
Correlação entre tex*o (si*uação- -pro*l*ma), enu*cia*o * op*ões de *esposta nas ques*õ*s do ENEM
Alliende * Conde- *arin (2005) Brown (1980) Hab*rla*dt (1988) Ka*o (2004) *intsch (*994) Van Dij* e Kintsch (*978) Marcu*chi (2008) Rume*hart (1985) Silva (2005) Singer (*988) Smit* (19*9, 1999) Solé (19*8) Spiro (1980) Va* Dijk (1996)
O Exame Nacional do Ensino Médio como g*nero do discurso
Universi*ade Federal de Campina Gr*nde
2011
Compreender o Ex*me Nacional do *n*ino Médio co*o ** gêne- ro do discurso em *m contex*o de reformas edu*a*ion**s
Bakhti* (199*, 2003, 200*) Gramsci (2002) Freit*s (2007) Sousa (2*09) *ana**ini (*0*8)
* c***tituição do e**nciad* n*s provas do ENE* e do Ena*e: uma *nálise dos *s*ec**s *emio- lógi*os da rela*ã* l*ngua-*mage* so* a ótic* dos est*dos d* *isc*rso
Universidade **d*ra* *e São Carlos
*01*
Com**ee**er os modos de av*lia- ção de com*e*ên*ia li*gu*sti*o- -discursiva co*side*ando a *e*a*ão *ntre a língu* e as imagens na produção de se*tid* apresentada e* sist*mas nacionais de avalia- ção de En*ino Mé*io e Supe*io*
Bakhtin (2000) Foucault (*99*, 2001)
Desvelando o di*cur- so das com*etências no ideário ed*cacio- n*l *rasileiro: uma abord*gem discursi*a *o ENE*
Fundação Univ*rsidad* *eder*l d* Sergipe
2*11
*nali*a* o se*ti*o do termo com- pe*ê*ci* *o ideári* *duc**ional brasile*ro por me*o d* *nterdi*cur- si*idade *o aludido discurso no documento oficial desse exame
Fonte: a*ap*ado ** *anco d* Teses da Capes.
406
D*s**níve* e*: w*w.edito*a.un*esc.edu.b*
Balanço de pesquisas sob*e * e*em...
*uadro 2 - Tra*alhos encontrados or**niz*d*s de a*ordo *om títu*o, inst*tuição, ano, o que
estudam e b*b*iograf*a uti*izada (tese*)
TES*S
Bi*lio*rafia
Título
*ns*itu*ção
Ano
O q*e estud*m
u*ilizada
Impli*ações no Ensino *uperior
Inve**igar o Progra*a Univer-
sidade para Todos - ProUni,
enquanto uma polí**ca de inclusão
Readings (200*)
Sobr*nh* (2005)
Paim (*982)
Qualidade d*
educação su*erior
e o ProU*i: limites
e possibilidades
d* uma polí*ica d*
inclusão
O uso do ENEM
e *o Enade em
um de**neamento
*ong**udinal par* *
avaliação da quali-
*ade dos curs*s do
E*sino *uper*or
Universid*d* d*
Val* do R*o dos 2010
Sino*
Unive*sidade
201*
São Francisc*
na Educ*ção Superior, co* o
intu**o de averiguar se a presenç*
*os *olsist*s d*ste Pr*grama
impacta a quali*ade de ensino nas
instit*içõ*s que *s acolh*m
* ENEM como garantia de um *ri-
*é*i* meritocrático para o ingresso
no En*ino S*p*rior
Emp*egar *s dados do ENEM e do
En*de para *ompor uma medida
de qu*l*da** dos curs*s
Morosini (20*7)
Chauí (2001)
Cunh* (*006,
1998)
Oliven (20**)
F*eire (1980)
Szymanski
(2002)
Silveira (200*)
Vianna (200*)
Fonte: adaptad* do Banco de Tese* da *apes.
A part*r da anál*se dos *rabalho* e**ont*ados, foi possível *erc*ber que
quase ne**um têm como referencial te*ric* **tores *u* tratem de política* educa-
*ionai*, mesmo aqueles que estudem os aspectos políticos do ENEM. Acreditamos
q** estes trabalhos, a*e*ar de trata*em dos aspectos *ol*tic*s d* prova, não a e*caram
com* ela mesma, *ma polític*, mas c*mo uma ferramen*a da política. Tal abordagem
é válida, mas pod* de*con*iderar alguns asp*cto* *olí*icos da própri* cons*ituição
do ENEM, * de out*os aspectos ligados às a**liaç*es ext*rnas, como * intr*dução d*
lógica mercadológica n* *ducaç*o e, consequentement*, a intro*ução *as noçõ*s de
eficiência e qualidade.
Confo*me Lima (2012, p. 20):
[...] toda e q*alq*er aç*o de avalia* em con*exto escolar ba-
seia-s* numa concepção o**ani***ional da escola, implícita ou
explici*a, que, ao instit*ir um deter*inad* quadro de raciona-
l*dade per*ite defini* a *atu*eza d*s objetivos e das
t*cn*lo-
Rot*iro, Joaçaba, v. 39, n. 2, p. 39*-416, jul./*ez. 201*
40*
Fabío*a Matte Bergami*, M*ria Fe*nanda Mo*tero
g*as, estabelece* relaçõe* *ntr* meios e fins e entre es*rutura
e agência, *egitimar **term*nados p**ces*os d* planejame**o
e de de*isão, bem **mo a in*lusão/**clusão de *ertos atores
*esses pro*esso*, *, entre outro* e*e*ento*, def*nir modalida-
des, in*trumentos e proce*imentos de aval*ação considerados
adequados [...]
De acordo com a* t*orizações de orientaç*o *eoliberal, há uma categoria
de magnit*de in*i**utí*e*, a*so*ut*, e q*e seria o mercado. Este *e*ia * resp*nsável
por orientar e delimitar a soci*bi*idade humana desejável. Por conseq*ência, o s**
humano é toma** em sua dime*s*o de for*ecedor de f*rça *e trabalho. P*r seu tur*o,
a fo**ação human* e/ou ci*adã deve, *eces*ar*amen*e, sub*rdinar-se a*s ditame* *as
nec*ssidades do *ercad*. O *ercado cria ruptura*, re*rganiz* a cult*ra, a sociedad*,
o *undo do trabalho * *am*é* a educa*ão. *s*im, o enqu*dramento do trabalho *,
consequenteme**e, * ade**a*ão d* força *e traba**o, a qualificação do trab*lhador,
acaba* po* se tornar o objetivo mais i*portante *a e*ucação. Comp*ee*de-s* que
est*, no con*exto da sociedade mod*rna, *eve *eger-se *elas *ormas do me*cado, **
seja, t*ansfor*ar-se e* merc*d*ria. Dessa *or*a, a form*ção dos *ndivíduos deve
atender tanto ao obj*t*vo ** a*equaç*o da for*a de traba*ho quanto ao objetivo da ge-
ração de lucr*, com seu corr*l*t* nec*ssário, a d*gradaçã* *a qualidade das condições
de tr*balho e da *or*ação huma*a.
O mercado de trab*lh* p*ss*, então, a visu*li**r * educação como i*por-
tante *ngrenage* e base para a compet*t*vidade, c**o um* técnic* que po*e p*o-
**ciar * aumento da utilidade do t**bal*ador. A educação se to*n* um *om negóci*,
uma mercad*r*a de alto valor para a econ*mia, o pr*ncipal trunfo para a qualificação
*o trab*lhador. Os processos mer*a*oló*icos e a busca do *ucro surgem como u*a
equação *ue rela**ona, então, ed*caçã* e q*alificação do f*turo trabalhador c*m*
merca*orias. A transformação d* educação em *bjeto de interes*e *o *rande ca**tal
ocasion*, então, uma crescente c*mercializaç*o do *etor. E é *entro de*sa concep*ão
d* esc*l* que apa*ec*m as atuai* avaliações e*ter*as, entre ela* o E*EM, afina*, q*al-
*uer sistem* político-a*m*nistrativo de avaliação *onsti*ui u* proc*sso socialmen-
te const**í*o, já que se integra em *p*õe* es*ratégicas, pautadas *or d*terminados
pressuposto* i*eológicos e ind*t*ras de *udanças nas práticas e nas relações s*ciais.
"Q*em p*ga ao flautista escolh* * m**ic*, e todos sabem quem são o* *inanc*ador*s
e quai* as mú*icas *refe*idas. Numa *ociedade capi*alista, uma procura efetiv* c*iará
sempre a sua pr*pria oferta." (BARAN; SW*EZY, 197*, p. 12).
A o*ient*çã* polític* ne*l*beral, segu*do *a*rach (1996), *o *u* diz res-
peito à educação, evide*cia, id**logicam*nte, um discurso de **i*e e de frac**s* da
*08
Disponível em: www.ed*to*a.un*esc.edu.br
Bal*n** d* pesquisas s**re o ene*...
e*cola pública como dec*rrência da incapacid*de *dm*nistrat*va * fin*nceir* d* Es-
tado e *a nec*ssidade de uma ree*trutura*ão *a escola públ*ca; *ssim, a
i*iciativa
*rivada *em o cam*nho *ivre para gerir a educaç*o. Dessa fo*ma, o papel do *stado é
relegado *o segun*o **ano, ao m*smo tempo que ** *al*ri*am os métodos e * pap*l
d* iniciativa privada.
F*z-se o uso do discurso *a eficiência e *a q*alidade pa*a conter a exp*n-
são educaci*na* pública e grat*it*, sobret**o *o Ensino Superior. Com* se julga *
Est*d* *alido e incompetente para ger*r a e*uc*ção, resolv*-se transferi-la à in*ciativa
privada qu*, "naturalmente", busca a e*iciência e a qualidade.
*e a*ord* com Leher (2009, p. 4), o ramo de ne*ócios educacionais tem
na av*liação estandar**zada um dos seus ***ncipais filões. De acordo com o autor:
A *valiação do ensino médio por meio do EN*M está inscri-
ta n* mercantili*aç*o da *sfera educat*va e as recentes frau*es
no Exame, den**ciada* p**o O Estado de S** P*ul* *, com
mais detalhes, *or outros jornais, *s*ão i*tim*m*nte a*socia-
das a essa como*i*icaç*o: a *val*ação foi d*slocada da e*fe-
ra educa*iva para a do dinhei*o [...] O s*rviço terc*irizad* de
avaliação *ara i*g*esso na univers*dade (*NEM) tem origem
nas empresas *u*ridas pela políti*a de vestibulares *a ditad*ra
empre****al-*ilita*, *omo é * caso, no *io de Janeir*, da Fun-
dação Ces*ra*r*o. Como *arte *a *oncorr*ncia pe*o *ucro, fu*-
dações d* di*eito *ri*ado nasc*das nas *niversidad*s públicas
e**r*ram n* negócio.
As ava*ia*õ*s ext*rnas a**recem, entã*, como uma *as *erramentas p*r*
re*o*çar ess* disc*rs* de incapa*idade do Esta** e* **rir a e*ucação. A *e***zação de
ranki*gs de avaliação *caba por reduz*r a re*ponsa*ilidad* do Estado *e*a *duc*ç*o,
já q**, nas esco*as q*e não se saem be* *as avalia*ões, existe a possibilidade de
inte*venção de grupos e instituiçõe* p*rticulares de trabalho *xt**nos, que apare*e*
para "ensinar" a tais escolas como devem se organizar, como dev*m administr*r * ge-
rir suas r**pectiv*s "rea*i**des" para que venha* a ser ca*azes de alca*ç*r re*ultados
*ai* promissores em u*a pr*x**a *val****o. A participaç*o *e provedores pri*ados
na oferta de *er*iços p*b*icos, no caso a esc*la, torna-se ca*a v** maior, e resulta qu*
os recursos f*nanceiros pa*sam a gerir a rel*ção entre o traba*ho docente e o *isce*t*,
e a per*ormance/qu*lidade da escola.
D*ssa forma, a fun**o d* Esta*o é apenas a de ava*iar, e não a de implemen-
t** polític*s educa*ionais *ue visem melhorar a situaç*o das escol*s m*l ranqueadas.
Est* situ*ção nos leva a questionar s* e*sa* **ovas mo*tram, *ealmente,
a qualida*e d* formação do* a*unos. Isso porque a evoluçã* dos aluno* em **al*a-
*ões externas fo* i*pa*t*da pela cultura de avaliação, ou seja, *s alunos, já *stando
R**eiro, Joaçab*, v. 39, *. 2, p. 391-*16, jul./*ez. 2014
409
Fabíola Matte B*rgamin, *ar*a Fernanda Montero
*costumados a rea*izar determinado tipo de *rova, demonstram um maior ren*i*ento
quando realiz*m *ai* prova*. Assim, o objetivo princip*l destas avaliaçõe*, q*e ser*a
*aber se o nível *e aprend*zado do* aluno* m*lhorou, torna-s* fa*a*ioso. *stas provas
mos*ram, *ealmente, a q*alidad* d* formaç*o d* um *luno?
O que t*m*s, entã*, é * p*esen*a, den*ro do u*iver*o educacional, d* uma
i*eol*gia das e*col*s efic*zes, o* sej*, *á a predomi*â*cia de uma cultura da per*or-
matividad* *ompetiti*a, que prete*de *eforçar nas es*o*as um* int*rpretação sis*emá-
tica so*r* a qual*dad* *as s*as práticas e dos seus resu**ados. É um d*s*ur*o positivo
d* progressos * in*v**ões.
[...] na *erda*e, apela-se a uma *acionalidade de tipo econô-
*ico e ins*rumental, perseguindo objetivos *e ot*mização e de
maxim*zação, ** efi**cia e de eficiência, de feição p*odut*vista
e racionalista, i*t*rpretávei* à luz *e u*a ideolo*i* gestionár*a
n*otay*oria*a * *e conc**ções organizaciona*s me*anicistas.
(LIMA, *012, p. 27).
As escolas, ent*o, são inundadas por *ados; e a prá*ica d* pro*esso* e dos
alu*os fic* red*zid* a números; aqu*las a**nas s*ndo *alorizad*s se **verem um im-
pacto posit*vo nestes d*dos. * práti*a ed*c*ti*a é cada vez m*is guiada p*r indi*ado-
re* de performatividade, *s qu*is são externos à escola, i*po*tos d* fo*a para d*ntro.
E*ist*, en**o, um projeto visando à elev*ção da *u*l*dade de ensi*o nos sis-
temas educ*tivos com * objetivo d* garan**r as co*diçõ*s necess*ri*s para a p*omoçã*
da ***petiti*idade, *a eficiênci* e da produtividade ex*gidas *elo mercado. *rata-se de
um *ritério mercadológico de ens*no e*presso no concei*o de qualid*de total.
Se*undo Lima (201*), as avaliações *xter*as são ma*cadas pelo discurso
n*oli*eral, bus*ando adequar os sistemas educativos *s demandas do mercado **ob*l,
p*s-for*ista. Nesse "modelo", a escola tende * ser rep*e*entada com* um instrumento
técnico-ra*i*nal e não como uma organização cu*tur*l co* víncul*s sociocom*nitá-
ri*s. A es**la, e também as prát*cas ped*gógicas, t*rnam-se en*ã*, ma** um empr*-
*nd*ment*.
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Disponível em: www.e*itor*.*noesc.edu.br