Os testes ABC: avaliação da aprendizagem escolar nas décadas de 1930 a 1950

Autores

  • Darlize Teixeira de Mello

Resumo

Este ensaio tem por objetivo problematizar a implementação de avaliações internas realizadas nas escolas destinadas ao primeiro ano do ensino fundamental, nas décadas de 1930 a 1950, com vistas a ilustrar como acontece a produção do sujeito alfabetizando na modernidade ocidental. Tem como corpus de análise os Testes ABC, criados por Lourenço Filho (1952). Estes são examinados a partir da análise crítica do discurso e do campo dos estudos culturais em uma perspectiva pós-estruturalista e pós-moderna, atribuindo à linguagem um papel central, ao procurar tratar tais discursos como práticas que inventam posições para os alfabetizandos, como fortes e fracos para, então, incluí-los em turmas fortes e fracas.

Palavras-chave: Avaliação. Testes ABC. Alfabetizandos.

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Como Citar

MELLO, D. T. de. Os testes ABC: avaliação da aprendizagem escolar nas décadas de 1930 a 1950. Roteiro, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 201–220, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/348. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos