A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?

Autores

  • Ademir Valdir dos Santos

Resumo

 

Neste trabalho, analisa-se como a política educacional a serviço do nacionalismo atingiu escolas primárias de regiões de imigração alemã, durante o Governo Vargas. Resgatam-se vestígios das propostas didático-pedagógicas em cadernos de alunos e professores. Os registros lingüísticos evidenciam aspectos do nacionalismo por intermédio da educação escolar: proibição do uso da língua alemã e a obrigatoriedade da utilização do português. A escrita bilíngüe indica o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, com o método de abordagem tradicional (gramática-tradução). A escrita revela o uso de textos e imagens como conteúdo estratégico para a inculcação ideológica de valores e atitudes patrióticas na infância.

Palavras-chave: História da educação. Nacionalismo. Linguagem. Escola primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTOS, A. V. dos. A escrita bilíngüe nos cadernos escolares dos descendentes de imigrantes alemães e o nacionalismo: escrita para a Pátria?. Roteiro, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 75–94, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/339. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos