UMA LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADES NEGRAS POR DOCENTES DE HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA

Autores

  • José Bonifácio Alves da Silva Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O texto traz uma leitura das representações de identidades negras por docentes de História da escolarização básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em diferentes fases da escolarização (Ensino Fundamental e Ensino Médio) em escolas públicas e privadas de Campo Grande, MS. As entrevistas foram interpretadas com base em um conjunto de autores que argumentam que as identidades são construções culturais e históricas, portanto, não são fixas e essenciais. Pela análise, foi possível ver, nas representações dos professores, tensões entre a perspectiva fixa, essencialista,  a-histórica e a não essencialista, histórica, cultural e dinâmica da identidade negra.

Palavras-chave: Identidade negra. Professores de História. Escolarização básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bonifácio Alves da Silva, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Formado em História. Mestrando em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (com defesa marcada para abril de 2013). Bolsista CAPES.

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre e Doutor em Educação pela UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista de Produtividade - CNPq.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

SILVA, J. B. A. da; BACKES, J. L. UMA LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES DE IDENTIDADES NEGRAS POR DOCENTES DE HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 103–124, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2416. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos