Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina – Universidade de Lisboa – Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23719

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

A presente entrevista foi parte do plano de trabalho do doutorado sanduíche realizado na Universidade de Lisboa em Portugal e teve por objetivo compreender as concepções do conceito de desenvolvimento profissional docente. Para isso, realizamos uma entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina, do Instituto de Educação, em que buscamos por meio de questões conhecer como a pesquisadora têm conceituado o termo desenvolvimento profissional docente (DPD), se é fundamentado em alguma teoria e quais foram as grandes influências para elaboração do conceito de DPD que utiliza em suas pesquisas. A escolha da pesquisadora foi devida ela ser uma das principais referências citadas em muitas pesquisas brasileiras envolvendo o desenvolvimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, D. L.; BASS, H. Toward practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: DAVIS, B.; SMITH, E. (ed.). 2002 ANNUAL MEETING OF THE CANADIAN MATHEMATICS EDUCATION STUDY GROUP, 2003, Edmonton. Proceedings […] Edmonton: CMESG/GCEDM, 2003. p. 3-14.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what make it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487108324554

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Portugal: Porto Editora, 2001.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth. Teaching Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

MIOLA, A. Entrevista com a Professora Doutora Maria de Lurdes Marquês Serrazina – Universidade de Lisboa – Portugal. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23719, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23719. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23719. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Desafios da formação de professores para o ensino de Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.