Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23378

Palavras-chave:

Programa Escola Viva, Gestão educacional, Instituto de Corresponsabilidade Educacional, Parceria público-privada, Espírito Santo

Resumo

Este artigo objetiva debater a gestão educacional no Estado do Espírito Santo a partir de 2015 com a implementação do Programa Escola Viva no âmbito da rede pública de ensino capixaba, estruturado pelo Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE), entidade privada sem fins lucrativos. Firmou-se uma parceria público-privada na educação do Estado do Espírito Santo patrocinada pela Organização não governamental Espírito Santo em Ação. Por meio dessa parceria, ações vêm sendo implementadas com a pretensão de promover a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa amparou-se na revisão de literatura e na análise de fontes primárias e secundárias atinentes ao Programa Escola Viva. Concluiu que o modelo de gestão proposto pelo Programa dialoga com o ideário do neoliberalismo e da Terceira Via. Assim, a gestão democrática, ainda que prescrita legalmente para a rede pública, vem sendo reconfigurada. Naturaliza-se, a um só tempo, a ideia de que a escola pública é ineficiente, e, por isso, sua gestão deve ser pautada em princípios norteadores do mundo empresarial, como o utilitarismo, a competição e a meritocracia, sob o mantra de que esse novo modelo assegurará a eficácia na gestão pública. Assim, tanto a gestão democrática quanto os direitos sociais e políticos conquistados vêm sendo ameaçados ou subordinados às bases da racionalidade econômica.

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Biografia do Autor

Luciane Matos, Faculdade de Ensino Superior de Linhares –FACELI

Doutoranda em Educação, da linha de pesquisa de Políticas, Gestão e Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estácio de Sá. Docente da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo e da Faculdade de Ensino Superior de Linhares –FACELI.

 

Roseli Costa, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Professora aposentada do município do Rio de Janeiro. Pesquisadora do grupo de pesquisa de Políticas e Gestao, na Universidade Estácio de Sá.   

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Publicado

18-08-2020

Como Citar

ALCÂNTARA, A. B. .; MATOS, L.; COSTA, R. Programa Escola Viva no Estado do Espírito Santo: reflexões acerca da gestão educacional. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–20, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23378. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Gestão educacional: novas contribuições ao campo