SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Damir Salete Galeazzi Forner Diretora e Professora da Escola de Idiomas WINNER - Chapecó - SC; Diretora da Escola de Educação Infantil PEIXINHO FELIZ e do Colégio Autonomia - Chapecó – SC.
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo qualitativo sobre significados e funções da avaliação da aprendizagem escolar do aluno do Ensino Fundamental no entendimento dos pais, professores e alunos, realizado em duas escolas do município de Chapecó, Oeste do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2009 e 2010. Os dados foram coletados por meio de grupos focais. A amostra incluiu dezenove sujeitos: seis alunos, seis professores e sete pais. O tema foi abordado a partir de um roteiro de cinco perguntas. Os resultados do estudo demonstraram que há semelhanças e diferenças no entendimento dos significados e funções da avaliação da aprendizagem escolar pelos diferentes grupos de sujeitos. As semelhanças incluem: valorização da nota; avaliação como provas, testes e trabalhos; comparação, classificação e seleção dos alunos; avaliação como reprodução dos valores sociais dentro da escola por força do sistema; componente curricular que mostra o grau de retenção dos conteúdos e o comportamento dos alunos. As diferenças estão circunscritas na perspectivação dos sujeitos. Os pais entendem a avaliação da aprendizagem escolar como um indicador do sucesso dos filhos no futuro; os professores entendem a avaliação da aprendizagem escolar como componente curricular de natureza complexa e de caráter normativo que os leva a transitar entre a lógica do processo e a do resultado; os alunos entendem a avaliação da aprendizagem escolar como cobrança de conteúdos e comportamentos por meio de métodos e procedimentos contraditórios que podem afetar sua vida, dentro e fora da escola, agora e no futuro.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino. Aprendizagem. Provas. Notas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damir Salete Galeazzi Forner, Diretora e Professora da Escola de Idiomas WINNER - Chapecó - SC; Diretora da Escola de Educação Infantil PEIXINHO FELIZ e do Colégio Autonomia - Chapecó – SC.

Diretora e Professora da Escola de Idiomas WINNER - Chapecó - SC; Diretora da Escola de Educação Infantil PEIXINHO FELIZ e do Colégio Autonomia - Chapecó – SC

Downloads

Publicado

06-09-2012

Como Citar

FORNER, D. S. G.; TREVISOL, M. T. C. SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 243–264, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1851. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas e práticas de avaliação no ensino fundamental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)