Avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional

Autores

  • Sandra Zákia Sousa

Resumo

As políticas de avaliação em larga escala foram desencadeadas no Brasil, de forma mais intensa, a partir da última década do século XX. Objetivam diagnosticar as possíveis insuficiências na aprendizagem dos educandos, assim como direcionar as ações pedagógicas, administrativas e financeiras com o intuito de melhorar a qualidade do ensino no país.

A entrevista a seguir procura aferir a opinião da professora Doutora Sandra Zákia Sousa acerca da implantação deste sistema de avaliação no Brasil, bem como as possíveis implicações desta estratégia de acompanhamento do desempenho escolar na qualidade educacional.

A professora Doutora Sandra Maria Zákia possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora colaboradora da Universidade de São Paulo e do Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo..

Sua obra inclui numerosos artigos e capítulos de livros com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

Atendendo ao convite do editor, a pesquisadora aceitou fornecer entrevista a duas bolsistas do Programa Observatório da Educação desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação da Unoesc e conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa desenvolvida intitula-se Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014). A vasta experiência da autora em temas relacionados às políticas educacionais lhe confere credenciais suficientes para abordar o tema da qualidade educacional pela ótica das avaliações em larga escala, que completa o dossiê sobre Desafios da qualidade na educação básica, desta edição da Roteiro.

Palavras-chave: Políticas de Avaliação em larga escala. Qualidade educacional. Pesquisas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ZÁKIA SOUSA, S. Avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional. Roteiro, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 309–314, 2011. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1184. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevista