OS CONFLITOS ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS HUMANOS, NA PROTEÇÃO DO INDIVÍDUO E NA SEGURANÇA DO ORIENTE MÉDIO / THE CONFLICT BETWEEN ISRAELI AND PALESTINIAN: IMPLICATIONS ON HUMAN RIGHTS, ON INDIVIDUAL’S PROTECTION AND ON THE SAF
Résumé
O Oriente Médio representa o berço das primeiras manifestações monoteístas da civilização humana e palco de inúmeros conflitos regionais e internacionais desde antes do nascimento de Cristo. Logo após a criação do Estado de Israel, inúmeros outros conflitos com os países vizinhos árabes assolaram a Palestina, causando violações aos direitos humanos dos indivíduos naquela situação. A destruição e a devastação na região colocam em risco a segurança regional e internacional, dificultando os entendimentos entre árabes e judeus. A criação de um sistema de segurança regional depende dos esforços conjuntos entre os dois povos para que cooperação e segurança sejam possíveis. A sociedade internacional foca em inúmeras tentativas de soluções pacíficas para pôr fim aos conflitos e instaurar um processo de paz duradoura e eficiente para a região.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Oriente Médio. Conflitos internacionais.
Téléchargements
Références
AGÊNCIA DA ONU PARA OS REFUGIADOS PALESTINOS. UNRWA. Relatório de 2009. disponível em http://www.unrwa.org/etemplate.php?id=31. Acesso em 22/11/2012.
BRANT, Leonardo Nemer Caldeira. “Terrorismo e direito: os impactos do terrorismo na comunidade internacional e no Brasil/Coordenador Leonardo Nemer Caldeira Brant, Rio de Janeiro: Forense, 2003.
CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS. Disponível em http://www.onu-brasil.org.br/doc3.php. Acesso em 20/11/2012.
COMENTÁRIOS À CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS/Organizador: Leonardo Nemer Caldeira Brant; Colaboração: Daniela R. Vieira (et al.). Belo Horizonte: CEDIN, 2008.
CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução 1.373 de 28/09/2001. Disponível em http://www2.mre.gov.br/dai/resolterror.htm. Acesso em 21/10/2009.
DIH, Nguyen Quoc; DAILLIER, Patrick; PELLET, Alain. Direito Internacional Público. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
FERREIRA, Argemiro. O Império Contra Ataca. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
KAPELIOUK, Amnon. Arafat: o irredutível. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004.
LAFER, Celso. A Reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. 4ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
LIGA ÁRABE. “Declaração de Beirute”. Disponíveis em http://noticias.uol.com.br/inter/afp/2002/03/28/ult34u38150.jhtm. Acesso em 21/11/2012.
MIRANDA, Jorge. Curso de Direito Internacional Público. 5ª edição. Princípia: Lisboa, 2012.
REZEK, José Francisco. Direito Internacional Público - 11ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
THE WASHINGTON POST. Atentados terroristas nos Estados Unidos, editorial de 11/09/2001. Disponível em http//www.washingtonpost.com/wpdyn/article/2001. Acesso em 20/11/2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.