Triatoma baccalaureatus: sobre a crise do bacharelismo na Primeira República
Résumé
Este trabalho pretende abordar a crise do bacharelismo (hegemônico durante o Império) nas primeiras décadas do século XX, principalmente por meio da literatura, relacionando-a com as transformações que estavam ocorrendo no ensino e no saber jurídico. Ao longo da Primeira República, à medida que outras figuras passam a ganhar espaço no cenário público (engenheiros, sanitaristas, etc.), o bacharelismo passa a ser duramente questionado, aprofundando as críticas que já vinham sendo levadas a cabo no final do século XIX pelo positivismo cientificista; a partir disso, começa a se formar a cultura do tecnicismo jurídico.
Palavras-chave: História do Direito. Bacharelismo. Positivismo cientificista. Tecnicismo.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DIREITOS AUTORAIS: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
CONTRATOS ADICIONAIS E DISTRIBUIÇÃO. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: A Revista Espaço Jurídico adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC (atribuição não comercial) conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da Unoesc.
Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista Espaço Jurídico. Assim, nenhuma permissão prévia será necessária por parte de autores ou editores da EJJL.