Uma teoria das obrigações políticas: Uma proposta a partir do liberalismo político

Autores

  • Robison Tramontina, Doutor, Professor UNOESC, Chapecó, SC, Brasil UNOESC

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o problema das obrigações políticas, mais precisamente, acerca dos fundamentos de tais obrigações. A questão que orienta a investigação é a seguinte: pode-se construir, a partir das ideias centrais do Liberalismo Político, uma teoria satisfatória das obrigações políticas? A tese ora apresentada evidencia que existe tal possibilidade. Trata-se de propor uma teoria das obrigações políticas multiprincipial fundada no princípio da equidade, secundado pelo dever de civilidade e dever natural de justiça. Para atingir tal propósito, a trajetória argumentativa apresenta os seguintes desdobramentos: primeiro, destaca-se um conceito de obrigação e de obrigação política, analisam-se as principais teorias das obrigações políticas; na sequência, são apresentados e indicados os limites das duas abordagens sobre as obrigações políticas defendidas por Rawls e, por último, após a apresentação das principais ideias do Liberalismo Político, destaca-se e justifica-se uma teoria multiprincipial das obrigações políticas. A originalidade da tese consiste basicamente em dois pontos: a) a ideia de que o Liberalismo Político demanda uma teoria das obrigações políticas; b) a proposta de uma teoria multiprincipial fundada no princípio da equidade, complementado pelo dever de civilidade e pelo dever natural de justiça.

Palavras-chave: Obrigações Políticas. Teoria multiprincipial. Princípio da equidade. Dever de civilidade. Dever natural de justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robison Tramontina, Doutor, Professor UNOESC, Chapecó, SC, Brasil, UNOESC

Professor do Programa de pós-graduação, pesquisa e extensão em Direito da UNOESC. Atua nas seguintes áreas: Teorias das justiça, teoria política, filosofia jurídica e metodologia do ensino jurídico.

Downloads

Publicado

10-04-2013

Como Citar

Tramontina, Doutor, Professor UNOESC, Chapecó, SC, Brasil, R. (2013). Uma teoria das obrigações políticas: Uma proposta a partir do liberalismo político. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 14(1), 261–264. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/2761

Edição

Seção

Resenhas e resumos (livros ou teses de doutorado)