Direitos humanos na atualidade: um mundo em crise

Autores

  • Eduardo Gomes Biacchi

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v18i1.13392

Resumo

Preocupante é a ascensão do populismo dentro dos Estados Democráticos de Direito, em uma clara afronta e violação aos direitos humanos. Direitos esses que foram arduamente construídos e conquistados pela humanidade ao longo de períodos históricos e tiveram como ápice o fim da Segunda Guerra Mundial e a construção do Sistema Global de Proteção por meio da Organização das Nações Unidas, no século XX.

No século XXI, diferentemente do que imaginávamos, caminhamos para um cenário confuso e melancólico, ante as claras e manifestas violações aos direitos humanos por parte dos Estados.

Não obstante a comunidade internacional questione a efetividade na tutela dos direitos humanos dentro da ONU, em virtude da inexistência de mecanismos institucionalizados para buscarem a responsabilização internacional do Estado contra graves violações aos direitos humanos, a exemplo do que ocorre dentro do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos, verificamos que, guardadas as devidas proporções e dentro dos limites de atuação que o próprio direito internacional impõe, a ONU procura atuar eficazmente.

[continua]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

Biacchi, E. G. (2017). Direitos humanos na atualidade: um mundo em crise. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 18(1), 11–14. https://doi.org/10.18593/ejjl.v18i1.13392