O PIBID COMO ARTICULADOR DE UMA PRÁTICA LÚDICA COM O EDUCANDO
Resumo
No espaço escolar, as salas de aula apresentam diferentes características e a rotina muitas vezes limita o professor de proporcionar atividades diferenciadas que contemplem as habilidades individuais dos alunos. As atividades dos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade (Videira, SC) contemplam três oficinas: apoio pedagógico; contação, animação e musicalização de histórias; e jogos matemáticos. O objetivo é oportunizar aos alunos, de forma lúdica e prazerosa, oficinas com atividades criativas, estimulando habilidades matemáticas, bem como a prática da dramatização, animação e musicalização, oportunizando a melhoria do ensino-aprendizagem. Outro objetivo é oferecer no contra turno oficinas pedagógicas, muitas delas em ambientes diferenciados da sala de aula, além de dinâmicas lúdicas, que facilitam o aprendizado das crianças, inclusive com viagem de estudos para conhecer parte da história sobre a região do Contestado, oferecendo aos alunos ampliação de conhecimento da diversidade cultural. Com o trabalho dos bolsistas de iniciação à docência da Pedagogia, são atendidos, em média, 260 alunos da educação básica, os quais vêm obtendo resultados positivos no processo de alfabetização, bem como interagindo e encantando-se com as atividades com livros, músicas e dramatizações, compreendendo melhor os conteúdos matemáticos, já que estes se tornam significativos. Por meio de mediações lúdicas, possibilita-se aos alunos desenvolverem habilidades e consolidarem uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: PIBID. Pedagogia. Lúdico. Oficinas.