O APRENDIZADO LÚDICO ATRAVÉS DO USO DOS DESCRITORES NA OFICINA GINCANA DAS HABILIDADES.
Resumo
Nunca se falou tanto em aprendizado por descritores como atualmente. É preciso buscar no aluno habilidades dentro dos conteúdos propostos para que o mesmo internalize um aprendizado baseado na construção de suas experiências no espaço educativo. O trabalho realizado pelo Pibid na Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade tem essa proposta, fornecer aos alunos do terceiro ao quinto ano, modalidades pedagógicas diferentes para o aprendizado. Desta forma, a Oficina Gincana das Habilidades visa ensinar através das habilidades e competências. Mas o que isso é isso? As habilidades estão associadas ao saber fazer que indica a capacidade adquirida, relacionando informações e analisando situações-problema, já as competências são um conjunto de habilidades desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função, as habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências. Observando algumas dificuldades em conteúdos específicos como a matemática e a língua portuguesa desenvolveu-se a oficina, colaborando assim na compreensão, leitura e escrita de textos, resolução de situações problemas e raciocínio lógico. Nesse contexto lúdico, o jogo, e a realização de gincanas, são ferramentas de mediação do aprendizado, favorecendo ao professor uma nova metodologia do seu trabalho pedagógico, podendo ao final de cada trimestre fazer avaliações do que foi aprendido e do que precisa ser reforçado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Benker, D. J., Machado, E. S., Vieceli, G., & Arioti, J. (2017). O APRENDIZADO LÚDICO ATRAVÉS DO USO DOS DESCRITORES NA OFICINA GINCANA DAS HABILIDADES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14600
Edição
Seção
Videira - Extensão