OS JOGOS MATEMATICOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BASICA
Resumo
O presente estudo buscou mostrar o papel da ludicidade no ensino da matemática como significativa estratégia interdisciplinar, em uma instituição de educação básica, a partir do trabalho realizado pelas bolsistas do PIBID do curso de Pedagogia da Unoesc Videira. A brincadeira se apresenta como um diferencial para que os alunos estimulem suas capacidades através de jogos matemáticos. O objetivo central foi utilizar metodologias efetivas no contexto matemático, que fossem estimulantes e vivenciadas no dia a dia dos alunos. A matemática está organizada nas instituições escolares como sendo componente fundamental em todas as séries; porém, a forma de trabalhá-la em sala, desafia os professores a buscarem novas metodologias interdisciplinares que facilitem o processo de aprendizado dos alunos. Como resultado, percebeu-se a inportância dos jogos como estratégia eficiente, com atividades planejadas para sanar as dificuldades dos alunos, sendo que os mesmos pudessem resolver e compreender o jogo desenvolvendo sua aprendizagem individual e coletiva. Entre as estratégias lúdicas utilizadas, destacam-se os jogos como a mancala, o tabuleiro da tabuada e os jogos de resolução múltipla na caixa de ovo. A proposta era fazer com que os alunos tivessem novas e diferentes experiências na matemática, aguçando ainda mais a curiosidade e a vontade de solucionar as atividades propostas pelas bolsistas do PIBID, reforçando o conteúdo ministrado em sala pelas professoras regentes.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Vieceli, G., Ariotti, J. A. V., Benker, D. J., Fossatti, D., & Souza, L. M. de. (2016). OS JOGOS MATEMATICOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BASICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11111
Edição
Seção
Videira - Extensão