OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO RECURSOS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
Resumo
O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem e sua atuação no meio social vêm adquirindo maior importância na ação educacional e seu uso cresceu de forma acelerada no ambiente escolar nos últimos tempos. Explorar jogos que envolvam os conteúdos programáticos e que favoreçam o raciocínio lógico, a expressão corporal, a socialização e a interação dos alunos definiu os objetivos deste projeto, realizado pelos bolsistas do PIBID na Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm. O jogo tem relevância quanto a seu valor como instrumento de apoio para os professores no processo educacional, principalmente no desenvolvimento do raciocínio lógico, da oralidade e da expressão corporal, a qual é primordial na vida do aluno para sua socialização e aprendizagem. Dessa forma, os procedimentos didático-pedagógicos foram voltados à socialização das crianças, ressaltando a utilização dos jogos no ensino dos diversos conteúdos. Buscou-se utilizar o jogo como um recurso no incentivo da criatividade, da socialização, da interação e da investigação na solução de situações-problema e no desenvolvimento intelectual, físico e social das crianças. A utilização dos jogos no processo do ensino dos diversos conteúdos proporcionou uma aprendizagem prazerosa para os alunos em sua relação com o contexto escolar. É importante ressaltar que por meio dos jogos foi possível apresentar um trabalho pedagógico que atendesse às necessidades educativas dos alunos e aos conhecimentos básicos que eles precisavam ter para o convívio social. É necessário compreender que a criança precisa se aperfeiçoar para encarar a realidade que a cerca, assim, partindo dessa hipótese, justificou-se a realização de um projeto no qual se utilizaram os jogos enquanto estratégia lúdica no ensino dos conteúdos escolares.
Palavras-chave: PIBID. Jogo. Aprendizagem. Socialização.