LITERATURA INFANTIL E LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Sabe-se o quanto é importante buscar estratégias didáticas que estimulem o aluno a aprender. Assim, a literatura infantil trabalhada a partir de livros literários, através da ludicidade e da interdisciplinaridade permite aos alunos aprenderem de forma prazerosa imprimindo significado a essa ação. O uso do livro em sala de aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo formar cidadãos críticos e reflexivos, capacitados a compreender sua realidade, vivenciando ideias de níveis simbólicos para compreender suas ações e razões de experiências representadas pelo mundo do faz de conta. A prática de estágio com a presente temática ocorreu na Escola Educação Básica Padre Bruno e no Centro Municipal de Educação Infantil Euclides José Biasi (Videira- SC), visando a facilitar, através da literatura infantil a da interdisciplinaridade, a formação integral dos alunos da educação básica. A prática do estágio proporcionou experiências significativas para o desenvolvimento do educando em seus aspectos afetivo, cognitivo e social; e as estratégias utilizadas a partir da literatura e da ludicidade, proporcionaram vivências que podem transformar a realidade que vivem, mediadas por propostas interdisciplinares que oportunizaram o senso crítico e reflexivo, ao mesmo tempo que a aprendizagem por intermédio de vivências no seu dia a dia, facilitando assim, a construção de aprendizagens significativas.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Vieceli, G., & Zanella, A. C. S. (2016). LITERATURA INFANTIL E LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11255
Edição
Seção
Videira - Ensino