ENSINO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: INQUIETUDES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Resumo

Como ocorre o aprender em docentes que atuam no ensino superior? O que pode mobilizar o desejo de aprender dos profissionais? Nesse cenário de questionamentos, bases teóricas que embasam possíveis respostas, mas muitos desafios, de diferentes naturezas, ainda persistem. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar os processos de aprendizagem que profissionais, que atuam na Unoesc, Campus de Joaçaba, tem buscado e os impactos nos processos de ensino. A pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico, exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Foi organizada em duas etapas: a) estudo de revisão, na modalidade Estado do Conhecimento (EC), no SciELO e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como recorte temporal o período de 2013 e 2023; b) aplicação de questionário piloto, google forms, para docentes deste campus. Como procedimento de análise dos dados produzidos, utilizou-se a análise de conteúdo. As produções selecionadas para compor o EC foram organizadas em duas categorias: 1) Formação Continuada, e 2) Aprendizagem docente. Evidenciou-se que o processo de aprendizagem do docente possui como motivação dinâmicas individuais; mas, também, as construídas em coletivo, nos momentos de convívio, trocas de experiências com outros profissionais. A segunda etapa da pesquisa contou com respostas de 26 docentes, com docência entre 05 e 30 anos; idade entre 30 e 60 anos; 14 do sexo feminino e 12 do masculino; atuantes em cursos vinculados as quatro áreas do conhecimento. A análise parcial das respostas evidenciou como motivos para a  docência no ensino superior: a possibilidade de contato com pesquisa; o contato com alunos jovens; a possibilidade de compartilhar conhecimento; a oportunidade de trabalho; fazer a diferença na formação pessoal e profissional de jovens. Na questão: “Que processos de formação continuada você participa?”, evidenciou-se 24 respostas que assinalaram a formação desencadeada por interesses profissionais, como também, 13 respostas enfatizaram a participação somente em formações promovidas pela Unoesc. Nenhum participante assinalou a alternativa de que não participa destes processos. Na pergunta seguinte: “Se você respondeu que participa desses processos de formação continuada, por que participa deles?”, verificou-se como um motivo, a atualização, em 12 das 26 respostas. Outra justificativa foi a troca de conhecimento entre pares. Processos de formação que promovem atividades práticas foram referenciadas como adequadas. Considerando esses dados ressalta-se a importância da formação continuada na aprendizagem docente, e que as Instituições de Ensino Superior precisam valorizar esses processos, promovê-los, permitir a manifestação dos interesses dos participantes e motivá-los a seguir aprendendo.

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Biografia do Autor

Laura Uliviak Natário, UNOESC

Discente do Curso de Medicina, Unoesc, Joaçaba, SC.

André Henrique Schneeberger, UNOESC

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc, Brasil, SC.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Natário, L. U., Schneeberger, A. H., & Trevisol, M. T. C. (2024). ENSINO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: INQUIETUDES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36267. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36267

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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