ENSINO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR.

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Resumo

A pandemia trouxe desafios e perspectivas para o contexto educacional. Nas universidades, como nas escolas, as atividades foram suspensas e se adotou o ensino remoto, mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, o estudo realizado objetivou analisar as repercussões da pandemia nos processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior. Se caracteriza como de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo. Foi constituído em duas etapas: a primeira, um estudo de revisão, estado do conhecimento, efetuado na base de dados do SciELO, utilizando-se dos descritores: "Ensino Superior" E "Pandemia", com um filtro de recorte temporal de 2020 a 2023. Como critérios de inclusão, delimitou-se artigos que apresentassem discussões sobre as repercussões da pandemia nos processos de ensino, aprendizagem, e como critério de exclusão: pesquisas que versavam a respeito da repercussão da pandemia nestes processos, em níveis de ensino que não o do ensino superior. Considerando esse percurso metodológico foram selecionados 10 artigos. A segunda etapa, foi a aplicação de um questionário a sete professores que atuaram no ensino superior durante a pandemia. Após leitura, os artigos selecionados foram agrupados em duas categorias, a saber: i) Práticas Pedagógicas e ii) Desafios do professor durante a pandemia. De acordo com o objetivo do estudo, verificamos que o ensino remoto, organizado pelas instituições de ensino, prevaleceu e remodelou, o trabalho docente. Verificou-se, pelo estudo de revisão, como nas respostas dos questionários, que mesmo diante dos desafios enfrentados, os professores reinventaram suas práticas pedagógicas, buscaram novos conhecimentos para proporcionarem aulas diferenciadas e atrativas. Também se observou que a alta demanda imposta aos professores, incluindo sobrecarga de horas dedicadas ao trabalho docente afetou, inclusive, a saúde mental deles. Além disso, a desmotivação e os desafios enfrentados pelos alunos com o decorrer da pandemia e das aulas remotas, também ocasionou o desestímulo nos professores.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP/USP. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra - Portugal. Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

Ana Carolina Zoldan, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Acadêmica do Curso de Direito, Unoesc, Campus de Joaçaba. Auxiliar de Pesquisa.

Nathalia da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEd, Unoesc. Colaboradora da Pesquisa.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Trevisol, M. T. C., Zoldan, A. C., & da Silva, N. (2023). ENSINO, APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REPERCUSSÕES DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e34013. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/34013

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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