GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2016-2023)

Autores

Resumo

Introdução: O estudo enfoca a gestão democrática do ensino público na educação básica e visa dar sequência à
auscultação da produção da área sobre o tema, depois de um primeiro levantamento que considerou a
publicação científica do período de 1996 a 2015. Decorre de indagações quanto ao que apontam os
pesquisadores que se debruçam sobre o tema e sobre interesses da comunidade científica da área a respeito dele.
Parte do pressuposto de que a veiculação nos mencionados periódicos possibilita conhecer o curso das análises e
reflexões a respeito do tema na atualidade. Objetivo: Caracterizar a produção científica sobre gestão
democrática do ensino público na educação básica, constante em periódicos nacionais da área da Educação
com classificação Qualis A1 e A2 e datada de 2016 a 2023. Método: De caráter bibliográfico e com incidência em
publicações na forma de artigos científicos, o processo investigativo compreendeu três etapas articuladas, cada
qual dinamizada por um conjunto de procedimentos metodológicos: mapeamento de periódicos nacionais da
área da Educação em atividade entre os anos de 2016 a 2023, com classificação Qualis A1 e A2, cujo foco e
escopo e/ou a política editorial sinalizam a gestão da educação básica como tema alvo, ainda que não exclusivo;
levantamento da produção científica veiculada e agrupamento por categorias temáticas; e construção de uma
síntese analítica quali-quantitativa do conjunto da produção identificada. Resultados: Do universo de 45 periódicos
da área com os referidos estratos, 41 têm a temática no seu escopo ou política editorial, tendo sido identificados
232 artigos sobre o tema, com maior incidência em periódicos com estrato Qualis A2. O maior número de trabalhos
publicados se concentra no período de 2020 a 2022, sobressaído o enfoque na gestão democrática da escola
pública, seguido temas relacionados à gestão democrática da educação básica e à política e gestão da
educação. Conclusão: O debate sobre a democratização da gestão da educação básica seguiu pulsante no
período, com enfoque em questões candentes na sociedade brasileira e em aspectos inter-relacionados com o
contexto social e político do país. A dinâmica e o perfil das publicações no período são indicativos de que segue
havendo projeção do tema, com diversas oportunidades de divulgação pelo conjunto de periódicos da área.

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Biografia do Autor

Marizel Rebello, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba.

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Pós-doutorado em Política Educativa (Universidade do Minho/Portugal). Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc e do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ-2), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Rebello, M., & Nardi, E. L. (2024). GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2016-2023). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35895. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35895

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

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