GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: MAPEAMENTO DAS BASES NORMATIVAS E DAS CONDIÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DE SANTA CATARINA
Resumo
A pesquisa é parte integrante da Rede Mapa, da qual participam oito estados brasileiros. Tem por objetivo analisar o quadro normativo e as condições político-institucionais relativos à gestão democrática do ensino público no âmbito dos sistemas municipais de ensino do estado de Santa Catarina, tendo em vista a atribuição que lhes foi conferida pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (art. 14), quanto à definição de normas de gestão democrática na educação básica, atribuição recentemente complementada pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Por meio de exame documental, a primeira etapa da investigação buscou realizar o mapeamento do quadro normativo que informa princípios sobre a matéria e orienta a organização e promoção da gestão democrática no âmbito desses sistemas de ensino, assim como de estruturas, espaços, mecanismos e características da dinâmica de participação. Parte do pressuposto de que a materialização do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público (art. 206, inciso VI), depende das condições de participação da sociedade civil nos processos decisórios sobre assuntos de interesse comum e das possibilidades concretas de a escola pública construir caminhos próprios em um contexto de interdependência com o sistema de ensino ao qual se vincula. Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que 93,9% dos municípios catarinenses institucionalizaram sistemas próprios de ensino até o ano de 2015, verificado um quadro assemelhado de condições formais para ancorar a gestão democrática do ensino público nas diferentes mesorregiões do estado.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Nardi, E. L., & Lopes, P. dos S. (2016). GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: MAPEAMENTO DAS BASES NORMATIVAS E DAS CONDIÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11354
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa