GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 1996 A 2015

Autores

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paula Fernanda Silveira Boiago Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O trabalho tem por objetivo caracterizar a produção científica sobre o tema da gestão democrática do ensino público na educação básica, publicada em periódicos nacionais da área da Educação no período de 1996 a 2015. Insere-se em um projeto de pesquisa em rede nacional que analisa a temática no contexto de ascensão do município à condição de ente federativo, com incumbência de organizar seu sistema de ensino, e de sua atribuição, pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de definir normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades. O levantamento compreendeu, em uma primeira etapa, a identificação e sistematização de dados relativos aos periódicos constantes no quadro geral da classificação Qualis 2015 da área da Educação, com atualização de classificação segundo o Qualis 2016. Na segunda etapa, foram identificados os temas relacionados à gestão democrática do ensino público na educação básica, além de um conjunto de outros elementos característicos na produção científica identificada. Os resultados evidenciam que, do universo de 1.484 periódicos, 11,7% sinalizam a temática no seu escopo ou política editorial, tendo sido identificados 710 artigos, com maior incidência em periódicos com estrato B1, B2 e A2. Evidenciam, também, que o maior número de trabalhos publicados concentra-se no período de 2012 a 2015, sobressaindo-se o enfoque na gestão democrática da escola pública e em políticas e gestão da educação, cujos temas cobrem questões atuais da política educacional e de sua interface na escola brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação (Unisinos). Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Paula Fernanda Silveira Boiago, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Psicologia. Bolsista do PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Nardi, E. L., & Boiago, P. F. S. (2017). GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE 1996 A 2015. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14641

Edição

Seção

PIBIC - CNPq

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>