TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SEU USO EDUCACIONAL PÓS PANDEMIA: ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Daiane Bido Unoesc
  • Otília Donato Barbosa
  • Rodrigo Vani
  • Eliseo Bortoli
  • Erickson Rodrigues do Espírito Santo

Resumo

Introdução: O presente estudo é um artigo sobre o estado do conhecimento desenvolvido no componente de Pesquisa em Educação: Bases Científicas. O tema foi Tecnologias da Informação e seu uso educacional pós pandemia. Objetivo: Realizar um estudo sobre o estado de conhecimento, a partir de palavras chaves, referentes às publicações disponíveis na biblioteca virtual da Unoesc. Método: Para obtenção do estado do conhecimento realizou-se pesquisa bibliográfica, utilizando as palavras-chave, Tecnologia da informação, Educação e Pandemia Covid19. A pesquisa foi delimitada entre 2018 e 2022 e foram localizadas quatro publicações: TI e Comunicação na Educação: Um modelo para uso das Redes Sociais na Educação, 2018; O Uso da Tecnologia na Infância: uma revisão sistemática, 2019; TI e Comunicação na Educação Regional e Saúde Mental em Tempos de Pandemia da Covid-19, 2020; Os Profissionais da Área da Educação e os Pais na Pandemia Estudo de Caso: Município de Paraíso/SC, 2021. Resultados: A análise dos artigos foi realizada de forma separada e em ordem cronológica. O primeiro artigo, tem como tema avaliar se uma rede social pode ser utilizada como ambiente virtual de aprendizagem em conjunto com ferramentas com potencial pedagógico. Os autores concluem que é possível utilizar o Facebook como AVA e sugerem um formato de organização para que a comunidade educacional usufrua dos recursos. O segundo artigo tem como tema um estudo teórico do uso das tecnologias na infância. Os autores apresentam uma visão ampla sobre a formação de uma nova geração tecnológica, sua relação com a família, escola e profissionais de Psicologia. O terceiro artigo, tem como tema compreender as opiniões e sentimentos envolvidos na dinâmica das aulas online nas escolas durante a pandemia. Os resultados revelam sentimentos de solidão, tédio, frustração e inadequação. Professores e alunos tiveram impressões positivas e negativas no ensino remoto, dando destaque à falta de interatividade, à importância da participação familiar e às dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos. O quarto artigo tem como tema os problemas enfrentados pelos profissionais da educação e os pais de alunos da pré-escola. Os principais resultados apontam para a dificuldade de adaptação ao ensino remoto, pelo ineditismo da situação e pela falta de suporte, principalmente aos professores. Para os pais, as dificuldades relacionam-se à falta de equipamentos para as aulas remotas e conhecimentos limitados para auxiliar os filhos nas tarefas. Conclusão: Com a análise dos trabalhos, verificou-se que dois dos quatro trabalhos tratam sobre o tema da tecnologia como instrumento auxiliar no processo de ensino aprendizagem antes da pandemia. Os outros dois incluem o cenário pandêmico como fator de análise. Dessa forma, a presente pesquisa tem validade pois percebe-se a tendência de trabalhos acadêmicos discorrendo sobre o uso da tecnologia antes e durante o período de aulas remotas devido à pandemia, enquanto ainda faltam na literatura especializada trabalhos sobre o cenário pós-pandêmico e a nova relação com a tecnologia que se formou. Desse modo, como sugestão de trabalhos posteriores, sugerem-se pesquisas avaliando a nova realidade das escolas quanto à aquisição, disponibilização e utilização de tecnologias.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Bido, D., Barbosa, O. D., Vani, R., Bortoli, E., & Santo, E. R. do E. (2022). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SEU USO EDUCACIONAL PÓS PANDEMIA: ESTADO DO CONHECIMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31263. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31263

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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