TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAS

Autores

  • Daiane Bido Unoesc
  • Otilia Donato Barbosa
  • Larissa Pilke Vogues
  • Vanessa Wegner Agostini

Resumo

Introdução: O presente estudo trata-se de um trabalho desenvolvido no componente de Práticas Pedagógicas: Tecnologias da Informação no qual foram realizados estudos teóricos e pesquisa de campo sobre o uso das metodologias ativas, ferramentas tecnológicas aplicadas à educação. Objetivo: Analisar a percepção dos gestores de escolas públicas e/ou privadas sobre a utilização da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Método: A partir do estudo teórico sobre a aplicação da tecnologia na educação e a utilização das metodologias ativas, realizou-se pesquisa exploratória, de campo, com abordagem qualitativa, de modo a investigar a relação da escola com as tecnologias e a utilização de recursos digitais, além do uso de metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. Para coleta de dados aplicou-se questionários com gestores de escolas estaduais da região Extremo-Oeste de Santa Catarina e realizou-se a observação do espaço escolar, para coleta de imagens das tecnologias da informação e comunicação utilizadas pela escola. Os dados coletados foram organizados nas seguintes categorias: “a relação da escola com a tecnologia” e “a tecnologia da informação no processo ensino aprendizagem”. Resultados: Os gestores entrevistados foram unânimes em afirmar que o período de 2020 e 2021 foi de perdas, porém de muito aprendizado e adaptação ao uso das tecnologias. Assim, ao retornar ao ensino presencial, o aprendizado ocorrido está sendo muito positivo e provavelmente terá continuidade nas escolas, com os recursos já existentes e com novos que estão sendo buscados. Ainda, observou-se que os setores de atendimento educacional especializado estão melhor articulados e se utilizando de recursos tecnológicos para apoiar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado. Os professores buscam formações e aprimoramentos, e a equipe pedagógica oportuniza diversos terinamentos de forma presencial e remota para capacitar os prodessores com relação às novas práticas de ensino, melhorando a qualidade das aulas e o envolvimento dos alunos. Conclusão:  No decorrer das aulas pode-se visualizar na prática a importância do uso da tecnologia da informação e comunicação no ambiente escolar e o papel da escola e do educador como facilitadores destes conhecimentos. Com o retorno do ensino presencial, o aprendizado ocorrido está sendo muito positivo e provavelmente terá continuidade nas escolas, com os recursos já existentes e com novos que estão sendo introduzidos. Nas escolas observadas percebeu-se que estão adquirindo equipamentos tecnológicos para utilização nas práticas pedagógicas, melhorando, facilitando e sendo utilizados como uma ferramenta de ensino, trazendo como diversas possibilidades para os professores e para a educação. Cada escola tenta se adaptar com o que já tem e busca sempre melhorar.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Bido, D., Donato Barbosa, O., Pilke Vogues, L., & Wegner Agostini, V. (2022). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR COM O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31201. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31201

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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