A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Introdução: Perante um mundo cada vez mais tecnológico, é de suma importância considerar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como instrumentos que fomentam as relações de ensino e de aprendizagem, auxiliando na aplicação de metodologias ativas, na obtenção de dados que permitam a personalização do Ensino e na verificação da aquisição de habilidades e competências pelos estudantes. Objetivo: Analisar a percepção dos gestores de escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino da região Oeste de Santa Catarina sobre a utilização de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Método: Em atendimento aos objetivos do estudo, a pesquisa caracteriza-se como exploratória, de campo, com abordagem qualitativa, mediante aplicação de questionários a quatro gestores de escolas públicas, observação dos respectivos espaços escolares e coleta de imagens de alguns ambientes e suas tecnologias. Resultados: Os resultados permitiram descrever a estrutura tecnológica das escolas, no qual percebeu-se a diferença de equipamentos entre a rede municipal e estadual de ensino, bem como daqueles utilizados na educação infantil, onde a única tecnologia usada é a televisão. Também foi possível relatar a percepção dos gestores sobre a importância, não só das TICs, mas da formação continuada e de treinamentos para os professores, uma vez que, os dados levantados mostraram que em três das quatro escolas, a integração das tecnologias às práticas pedagógicas fica a cargo de cada professor. Além disso, elencou-se a importância das TICs para o processo de Ensino e de aprendizagem dos alunos com deficiência, no que tange a adaptação e eliminação de barreiras de acesso ao ensino. Conclusão: Sendo uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à utilização das tecnologias digitais, conforme os dados coletados, perpassa a aquisição de equipamentos tecnológicos e a formação de professores, ambas perspectivas passíveis de evolução.