DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE TUNÁPOLIS - SC
Resumo
Introdução: O presente estudo trata-se do relato de uma experiência de uma atividade de investigação desenvolvida na disciplina de Práticas Pedagógicas: investigação na escola. O conhecimento do funcionamento de uma escola de educação básica é de fundamental importância para os alunos de um curso de licenciatura, considerando que estão realizando um processo de preparação para atuar como docentes ou mesmo dirigentes em seu futuro profissional. Objetivo: O objetivo geral do estudo foi investigar a dinâmica de organização e funcionamento de uma escola de educação básica com vistas a compreender as suas especificidades e particularidades. Já os objetivos específicos foram: analisar a estrutura e o conteúdo do Projeto Político Pedagógico (PPP) e verificar a consonância entre o PPP e o funcionamento da escola. Método: Para a realização da pesquisa, inicialmente, efetuou-se um estudo bibliográfico e documental, com revisão dos temas relacionados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto Político Pedagógico (PPP). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola de educação básica em uma cidade do Oeste de SC. Como instrumento de coleta de dados fez-se uso de uma entrevista com a direção da escola e observação in loco. Para finalizar, realizou-se a análise qualitativa dos dados coletados, considerando o estudo teórico realizado previamente. Resultados: A escola pesquisada situa-se no município de Tunápolis/SC, atende aproximadamente 310 alunos do ensino fundamental e ensino médio. O quadro funcional conta com 45 profissionais. Em sua estrutura possui 12 salas de aula, sala de arte e línguas, biblioteca, laboratório de ciênicas, auditório, ginásio de esportes, quadra de vôlei de areia, campo de futebol e uma área de convivência, utilizada para lanche e múltiplas tarefas. A direção apresentou amplo conhecimento sobre a legislação e foi muito receptiva na realização da atividade, detalhando não só o que foi questionado, mas relatando aspectos positivos e dificuldades encontradas na realidade escolar. Observou-se que o PPP da escola vem sendo construído com o envolvimento de toda a comunidade escolar, e que contempla questões relaciondas a BNCC e as especificidades culturais da região, tais como o ensino da língua alemã aos alunos. Conclusão: A educação no Brasil segue uma série de documentos elaborados e bastante complexos que exigem estudo aprofundado por professores e dirigentes das escolas. Muito do que é previsto ainda não é aplicado, mas os documentos existentes demonstram uma preocupação com a construção da educação no país. De forma geral, esta atividade foi muito enriquecedora para os alunos que a vivenciaram. As visitas à escola, a entrevista com os gestores, além da experiência da construção do conhecimento, em conjunto com colegas e professora, contribuíram significativamente para a formação profissional, assim como para compreender a dinâmica de organização e funcionamento de uma escola de educação básica