A EXPERIÊNCIA DOCENTE EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

Autores

  • Daiane Bido Unoesc
  • Otília Donato Barbosa
  • Pâmela Pauli Groth
  • Cleide Carline Schaefer Schmitt
  • Marineiva Moro Campos de Campos
  • Cesar Junior Schwertz

Resumo

Introdução: O presente estudo trata-se de um portfólio desenvolvido na disciplina de Práticas Pedagógicas: educação especial e ensino inclusivo quando se buscou conhecer a experiência de professores com ensino inclusivo, avaliando as metodologias e práticas de ensino realizadas em contextos de educação inclusiva. Objetivo: Investigar a prática docente de professores na perspectiva da inclusão de crianças com deficiências em contextos de educação inclusiva. Método: Inicialmente realizou-se; estudo bibliográfico sobre educação especial e educação inclusiva, pesquisa de campo – obervação – em duas escolas do Oeste de SC, entrevistas com quatro professores das duas escolas. Resultados: A partir desse movimento metodológico, identificamos por meio do estudo bibliográfico a importância de formação continuada de docentes para compreender os desafios da inclusão. Sobre as observação, destacamos que os professores objetivam incluir, porém suas práticas não possibilitam a efetivação do processo uma vez que compreendem inclusão como simplificação de conteúdos. Além disso, nas entrevistas, os professores relataram a falta de formação para trabalhar com alunos com deficiências. Evidenciam que recebem apoio da direção e equipes pedagógicas, mas que precisam ampliar o repertório de saber acerca da inclusão. Conclusão: Este trabalho eviencia as limitações acerca do processo de inclusão e a necessária formação continuada de professores sobre o processo. Evidencia as tentativas de adaptações de ensino para a inclusão, mas adaptações que são compreendidas como facilitação ou simplificação do ensino. Porém, mesmo com os desafios impostos, a inclusão é necessária para todos os sujeitos uma vez que potencializa a compreensão das singularidades humanas objetivando o respeito a todos, elementos importantes na formação humana. Destaca que existe uma longa caminhada para que todas as pessoas tenham suas necessidades contempladas e sejam incluídas na sociedade em que vivem. Também, que é preciso discutir sobre a inclusão de forma efetiva excluindo opiniões preconceituosas e desatualizadas que prejudiquem  o trabalho desenvolvido pelos professores em detrimento da qualidade de vida das crianças. A inclusão de todos é um ponto primordial para boa convivência em sociedade, pois representa que estamos evoluindo como seres humanos capazes de nos adaptar às mudanças, colaborar e conviver de forma respeitosa e harmoniosa em diferentes espaços sociais

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Bido, D., Barbosa, O. D., Groth, P. P., Schmitt, C. C. S., Campos, M. M. C. de, & Schwertz, C. J. (2022). A EXPERIÊNCIA DOCENTE EM CONTEXTOS INCLUSIVOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31002. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31002

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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