O TBL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Ana Clara Pauvels Zago UNOESC
  • Vanessa Wegner Agostini

Resumo

Introdução: O TBL (Team Basead Leaning) ou aprendizagem baseada em times é uma metodologia ativa que visa
promover o aprendizado colaborativo e aprofundado, por meio do trabalho em grupos organizados de forma
estruturada. É utilizado para promover o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades e a
aplicação prática dos conhecimentos. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar se a aplicação do TBL como
estratégia avaliativa favorece o aprendizado dos estudantes. Método: Durante o primeiro semestre de 2024, os
estudantes de educação física da Unoesc, Campus Videira, realizaram um TBL no componente de Biociências
Aplicado ao Corpo Humano. No TBL, os estudantes responderam 10 questões sobre estrutura e metabolismo celular,
de forma individual, valendo 50% da nota. Depois, a partir da entrega do gabarito individual foi reorganizada as
equipes, que contavam com 4 a 5 pessoas para que fosse respondida as mesmas questões, mas agora de forma
colaborativa. Para esta etapa utilizou-se a raspadinha virtual, elaborada no Excel pelos professores da própria
instituição. Está etapa correspondia a 25% da nota. Por fim, os estudantes receberam um estudo de caso sobre
fisiculturismo, para aplicar os conceitos aprendidos, valendo 25% da nota. Toda a atividade foi desenvolvida da
mesma aula. Por fim, os estudantes responderam um questionário, via Google forms, enviado no whatsapp da
turma, para avaliar a percepção da atividade. Resultados: Quanto aos resultados obtidos, pode-se constatar que
a média final da turma na realização do TBL ficou em 6,3. Se comparado com a média da turma 2023, que realizou
somente a prova individual e ficou com a média foi de 4,1, pode-se constatar que houve um aumento significativo
na média da turma. Para verificar se além do aumento da média da turma, qual foi a percepção dos estudantes
sobre a realização do TBL, foi enviado um questionário online respondido por 69% dos estudantes (29), em que 58,6%
dos estudantes avaliaram a atividade como excelente, 58,6% que tiveram mais dificuldade no teste individual,
93,1% afirmaram que o TBL conseguiu avaliar o conteúdo estudado e 86,2% gostariam de realizar mais avaliações
neste formato. Conclusão: Com base nos dados obtidos a partir da média da turma, após a aplicação do TBL e do
resultado do questionário respondido pelos estudantes, é possível constatar que a aplicação do TBL, como forma
de avaliação, contribuiu para que os estudantes tivessem resultados mais satisfatórios, bem como uma estratégia
eficiente para tornar a prova um momento privilegiado de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Pauvels Zago, A. C., & Wegner Agostini, V. (2024). O TBL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36259. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36259

Edição

Seção

Campus Videira