EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Daiane Bido Unoesc
  • Otilia Donato Barbosa
  • Cleide Carline Schaefer
  • Edson Douglas Casagrande

Resumo

Introdução: O presente estudo refere-se a uma atividade teórico-prática desenvolvida no componente de Práticas Pedagógicas: Ensino de Jovens e Adultos e Medidas Socioeducativas. Objetivos: Entender o processo de ensino e aprendizagem na EJA, quais metodologias são usadas pelos professores e quais são as demandas inerentes ao processo de ensino aprendizagem, considerando planejamento, infraestrutura e materiais didáticos disponíveis. Método: Realizou-se contato com a direção da escola, entrevista com o gestor e orientadoras pedagógicas, seguida da visitação, observação do espaço escolar e coleta de imagens. A observação e entrevista no CEJA serviu de suporte para elaboração de uma sequência didática na qual foi direcionada para uma turma de nivelamento/alfabetização. A sequência foi elaborada conforme modelo do estado de SC. Além do caminho metodológico, também utilizou-se o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019) para identificação de alguns pontos do plano. A temática da sequência refere-se a “Qual é sua história de Vida?”, a partir deste tema elaborou-se atividades para serem desenvolvidas em três aulas. A proposta abrange áreas de conhecimento das linguagens, matemática e arte. As atividades propostas visam estimular a reflexão sobre a história de vida dos alunos, seus sonhos, vontades e perspectivas. Resultados: As atividades propostas incluem: leitura da história A menina que Brotava, de Eloisa Bido e uma roda de conversa para estimular a discussão sobre os “brotos” de cada um, sonhos, vontades e perspectivas; desenho das mãos e dos brotos, permitindo o uso da criatividade e individualidade; construção da linha do tempo, envolve o cálculo de tempo e a organização dos eventos da vida, promovendo a compreensão do tempo e sua importância na vida cotidiana; momento de reflexão, assistir o clip da música de Tiago Iorc,"Um Dia Após o Outro”. A música aborda temas como: importância de viver o presente, não se apressar, ter paciência, calma com o tempo e aproveitar cada momento da vida. Conclusão: Ao realizar a entrevista e visitação no CEJA, foi possível constatar diversas informações discutidas no componente de Práticas Pedagógicas. A temática "Qual é sua história de vida?" serviu como um ponto de partida envolvente e relevante para os alunos. As atividades propostas, distribuídas em três aulas, foram cuidadosamente elaboradas para englobar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem interdisciplinar que valoriza a individualidade e os sonhos de cada aluno. Essas atividades, além de contribuírem para o desenvolvimento cognitivo e emocional, fortaleceram o vínculo entre o aprendizado e a vivência pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Bido, D., Barbosa, O. D., Schaefer, C. C., & Casagrande, E. D. (2024). EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36165. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36165

Edição

Seção

Campus São Miguel do Oeste

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)