Arquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de História

Autores/as

  • Geyso Dongley Germinari UTP

Resumen

O artigo aborda a possibilidade do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação busca compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino do Município de Pinhais, PR. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa/interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Ao usarem as fontes históricas de arquivos familiares, as professoras expressaram ideias a respeito das seguintes dificuldades de natureza didático-metodológica: trabalhar a participação dos sujeitos na História; relacionar a História local com a História geral; desenvolver a noção de temporalidade histórica; desenvolver trabalhos coletivos.

Palavras-chave: Arquivo familiar. Ensino de História. Metodologia de ensino.

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Biografía del autor/a

Geyso Dongley Germinari, UTP

Professor do programa de mestrado e doutorado em educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado

2012-06-12

Cómo citar

GERMINARI, G. D. Arquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de História. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 51–70, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1424. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos