Justiça como reconhecimento do outro: dimensões éticas e pedagógicas das políticas de ação afirmativa
Abstract
Este breve ensaio tem por objetivo analisar as dimensões éticas das políticas de ação afirmativa (para a população negra) que tenham referência à justiça como reconhecimento do outro, seu valor central. Pretende-se, aqui, apresentar de forma limitada alguns apontamentos e questionamentos que dizem respeito à tematização das políticas de ação afirmativa na problemática da desigualdade racial no Brasil. Trata-se de um esboço inicial, já que à medida que a temática da questão racial avança, consolida-se a necessidade do debate sobre o reconhecimento ético do combate ao racismo e de todas as formas de desigualdades raciais. Em linhas gerais, a ação afirmativa deve ser entendida como todo e qualquer esforço de promoção da igualdade dos grupos que sofrem ou são vulneráveis à discriminação. No entanto, não tratamos o tema da igualdade racial como significado de justiça de forma automática, trata-se aqui da necessidade do reconhecimento do outro como uma dimensão ética fundamental. Nesse sentido, tomamos como referência o pensamento da alteridade de Emmanuel Levinas, no qual nos deparamos com a centralidade do sentido ético e da própria interpelação da alteridade na busca da justiça.
Palavras-chave: Justiça. Reconhecimento. Levinas. Ação afirmativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.