Research and training of teachers with teaching cases: fundamentals and potentialities

Authors

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Amali de Angelis Mussi Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-5330-5284

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27234

Keywords:

Teaching cases in Education, Teacher training, Investigative instrument, Training device

Abstract

This theoretical essay discusses the adoption of the teaching cases approach in teacher training. It aims to critically dialogue with studies and research about the formative and investigative potentialities of teaching cases. We propose a discussion on the concept of teaching cases, the various terminologies used in the approach to the topic, its emergence as an instrument of research and training, and the theoretical and practical foundations involved in its conceptualization. Furthermore, we explore its potential for understanding teachers' development in a critical reflexive perspective, especially concerning their thinking, personal beliefs and theories, professional knowledge construction, and pedagogical reasoning. Thus, through a dense analysis of the theoretical production regarding the theme, we verified that teaching cases could significantly contribute to knowledge production in Education. This theoretical production also contributes to introducing training and research instruments that mobilize and value some professional aspects, such as teachers' knowledge, protagonism, professional socialization, and a sensitive hearing of what happens in the profession. We expect to contribute to deepen and disseminate the debate on teaching cases as an instrument in teacher training and knowledge production in the education field.

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Author Biographies

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE. Editora da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Membro do conselho editorial da Revista Educação em Questão (UFRN) e da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd GT8/Editora Autêntica), além de outros periódicos qualificados. Vice-coordenadora (2011-2012) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (2012-2017), contemplada com os financiamentos: FUNCAP/CAPES Edital 02/2013 - Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação; FUNCAP/CAPES Edital 04/2015 - Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores, que investiu na atuação de jovens doutores no desenvolvimento do Ceará. Coordenadora da Coordenadoria do Ensino lato sensu do Centro de Educação da UECE (10/2004 a 03/2010). Vice-diretora da Faculdade de Educação de Crateús ? FAEC/UECE (12/1992 a 10/1996). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e membro do grupo de estudo e pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação, que tem contado com financiamentos diversos (CAPES/OBEDUC, CNPq e FUNCAP). Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Pesquisa com Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional entre UFRJ, UFSC e UECE; e, Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, investigação em rede envolvendo 14 IES e vinculada à PUC/SP. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (2013-2014). Tutora de projetos de pesquisa apoiados pelo Programa Jovens Pesquisadores (FUNCAP Edital 07/2012). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (12/2015 a 12/2019). Vice-coordenadora (2012-2013) e Coordenadora do FORPRED Nordeste/ANPEd (2013-2015). Representante da ANPEd no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE-CE). Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e interna da UECE. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 11/2009 a 07/2014) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA, 11/2010 a 02/2015) na UECE. Organizadora de eventos científicos (ANPEd, EPEN, ENDIPE, ENALIC etc.). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Integra a Red de inducción a la docencia (RID), a Red Iberoamericana de Liderazgo y Prácticas Educativas (RILPE) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, inovação e docência na Educação Básica e Educação Superior.

Amali de Angelis Mussi, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pedagoga, professora titular de Didática do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE/UEFS). Pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS). Membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA). Diretora da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste :Docência na Educação Básica e Superior (Rides).  Representante do Nordeste da Associação Nacional de Didática (Andipe). Atualmente, é vice-reitora da UEFS.

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Published

2021-06-17

How to Cite

FARIAS, I. M. S. de; MUSSI, A. de A. Research and training of teachers with teaching cases: fundamentals and potentialities. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27234, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27234. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27234. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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