Resenha – A deseducação do negro
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.26321Palavras-chave:
A deseducação do negroResumo
A obra de Carter Goodwin Woodson – The Miseducation of the Negro – publicada originalmente 1933 uma das bases da educação afrocêntrica, conforme Molefi Kete Asante, foi traduzida no Brasil e publicada em 2018 com o título A Deseducação do Negro. Neste livro Woodson nos ensina que ao acessar o sistema formal de educação os afroestadunidenses são submetidos, na verdade, a um processo de doutrinação eurocêntrica que os leva a ignorar e desprezar seu povo. Diante deste cenário, o trabalho de Woodson também nos mostra somente uma educação baseada na experiência histórica dos africanos no continente e nos Estados Unidos é capaz de livrá-los deste encarceramento mental.
Downloads
Referências
AZEVEDO, D. Entenda o livro que inspira Protestos nos EUA. ‘A Deseducação do Negro’. Folha de São Paulo, 1 jun. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/entenda-livro-que-inspira-protestos-nos-eua-a-deseducacao-do-negro.shtml. Acesso em: 15 ago. 2020.
WOODSON, Carter G. A Deseducação do Negro. São Paulo: Medu Neter, 2018. 179 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Matheus Benedicto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.