INTERCULTURALIDADE, AUTODETERMINAÇÃO E CIDADANIA DOS POVOS INDÍGENAS / INTERCULTURALITY, SELF-DETERMINATION AND CITIZENSHIP OF INDIAN PEOPLE

Autor/innen

  • Saulo Tarso Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i1.2089

Abstract

O princípio da autodeterminação, baseado em uma ética global do direito à diferença, tem sido afetado por um novo interesse em identidade cultural e diferença cultural, que reflete, dessa forma, nas normas e nos sistemas institucionais surgidos a partir da afirmação das identidades específicas e, portanto, da interculturalidade. A partir da (re)conceitualização dos direitos do homem enquanto direito a se autodeterminar, os direitos humanos passaram a incorporar novos conceitos, visto que se autodeterminar exige a superação de uma cultura homogênea e, portanto, a negação de qualquer modelo cultural que vise excluir ou assimilar outras culturas e assim negar a diversidade. A luta pelos direitos coletivos dos povos indígenas deve partir primeiramente de uma política de reconhecimento e de pluralidade jurídica, entendendo como tal a obrigação dos Estados nacionais de reconhecerem os direitos coletivos, de um lado, e, de outro, possibilitarem a criação de uma competência jurídica interna, viabilizando o desafio ao monopólio da produção e da distribuição do direito. Este artigo sustenta que a ideia de Estado pluriétnico e de cidadania multicultural foi um dos fundamentos do Estado brasileiro por meio da Constituição democrática de 1988, no qual reconheceu expressamente as diferenças étnico-culturais dos povos indígenas garantindo suas organizações sociais, usos, costumes, tradições, direito ao território e capacidade postulatória, fundamento esse, aliás, no direito expresso na Carta Magna à autodeterminação dos povos.

Palavras-chave: Autodeterminação dos povos. Direito indígena. Discriminação. Direitos humanos. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Saulo Tarso Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Uppsala – Suécia. Doutor em Sociologia do Estado e do Direito pela Universidade de Coimbra - Portugal. Mestre em Direito do Estado pela Unisinos – Rio Grande do Sul. Graduado em Direito pela Unijuí- Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso. Professor do Programa de Mestrado em Direito Agroambiental da UFMT, na disciplina “direito dos povos indígenas e das comunidades tradicionais”. Pesquisador do Grupo de Pesquisa –“Movimentos Sociais e Educação – GPMSE, do Instituto de Educação da UFMT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “A efetividade dos Direitos Humanos da FURG.

Literaturhinweise

ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.

BENHABIB, Seyla. Situating the self: gender, community and postmodernism in contemporary Ethics. London/New York: Routledge, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. Eleitor: do alistamento ao voto. – Brasília : SGI/Cojur, 2007.

BELLAMY, Richard. Pluralism and Liberal Neutrality. London, Portland, 1996.

BENEDICT, Ruth. Patterns of culture. Cambridge, Massachussets, 1985.

CANCLINI, Néstor García. La globalización imaginada. Buenos Aires: Paidós, 1999.

__________. As culturas populares e o capitalismo. Buenos Aires, Paidós, 1996.

CARBONELL, Miguel. Desafíos del nuevo constitucionalismo en América Latina. In: Neoconstitucionalismo y derechos fundamentales. Colombia, 2010, 207-225.

CAWS, Peter. Identity: Cultural, Transcultural and Multicultural. In: GOLDBERG, David (org). Multiculturalism: a critic reader. Cambridg, Blackwell Publishers, 1995, p. 17-45.

CHARVET, John. The possibility of a cosmopolitan ethical order based on the idea of universal human rights. Millennium , v. 27, n. 3 p. 523-542, 1998.

DHABOUR, Omar. The Ethics of Self-Determination: Democratic, National and Regional. Pstcolonial Studies, V. 4, nº 1, p.3-20, 1998

DALLARI, Dalmo de Abreu. Índios, cidadania e direitos. In, COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO. O índio e a cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1983.

DANTAS, Fernando Antonio de Carvalho. Relatório de Identificação da terra indígena Guarani-Mbyá da Ilha da Cotinga. Curitiba: FUNAI, 1989.

________. Multiculturalismo, cidadania e direito dos povos indígenas. Revista Amazônia Legal. 2012 – Prelo.

DE LUCAS, Javier. La sociedad multicultural: problemas jurídicos y políticos. In: AÑON, María José et al. Derecho y sociedad. Valencia: Tirant de Blanch, 1998.

FARIÑAS DULCE, Maria José. Globalización, ciudananía y derechos humanos. Madrid: Dinkinson/Instituto de Derechos Humanos Bartolomé de las Casas/Universidad Carlos III de Madrid, 2000.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Transformación intercultural de la filosofía. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001.

FUNAI – Fundação Nacional do Índio. Legislação, Jurisprudência Indígenas. [s.l.]: 1983.

GADAMER, Hans George. Verdad y Método. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1977.

GHAIi, Anna. Neutrality and Recognition. IN: BELLAMY, Richard. Pluralism and Liberal Neutrality. London, Portland, 2003, p. 34-51

GOLD. Carol. Two concepts of universality and the problem of cultural relativism. Pstcolonial Studies, V. 4, nº 1, p.67-83, 2000

GUIMARÃES, Carlos. El constitucionalismo Cultural. Madri, Boch, 2003

HÄBERLE, Peter. Pluralismo y Constitución: estudios de Teoría Constitucional de la sociedad abierta. Madrid: Tecnos, 2002.

HERRERA FLORES, Joaquín e RODRÍGUEZ PRIETO, Rafael. Hacía la nueva ciudadanía: consecuencias del uso de una metodología relacional en la reflexión sobre la democracia. Crítica Jurídica: Revista latinoamericana de política, filosofia e direito, n.º 17, agosto/ 2000.

HERRERA FLORES, Joaquín. Las lagunas de la ideología liberal. In: HERRERA FLORES, Joaquín (org.) El vuelo de Anteo: derechos humanos y crítica de la razón liberal. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2000.

KYMLICKA, Will. Liberalism, Community and Culture. Oxford, Oxford University Press, 1989.

____________. Multicultural Citzenship. A liberal Theory of Minority Rigths. Oxford, Oxford University Press, 2000

LACLAU, Ernesto. Emacipación y diferencia. Barcelona: Ariel, 1996.

MALIK, Kenan. Universalism and difference in discourses of race. Cambridge, Cambridge University Press, 2001.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1963.

MERLE, Jean-Christophe. Cultural Minority Rigths and the Rigths of the Majority in the Liberal State. Oxford, Blacwell Publishers, 1998.

MODOOD, Tariq. Multiculturalism, Secularism and the State. IN: BELLAMY, Richard. Pluralism and Liberal Neutrality. London, Portland, 1996, p. 80-97.

MOUFFE, Chantal. The return of the political. Londres: Verso, 1993.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Sobre o diálogo intolerante. In: GRUPIONI, Luís Donizete Benzi. Povos indígenas e tolerância: construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo: Edusp, 2001.

Palafox, Francisco Ibarra. Constitutionalism and citizenship: facing the multicultral challenge. Instituto de investigaciones juridicias, Unan, p. 59-77

PANIKKAR, Raimundo. Sobre el dialogo intercultural. Salamanca: Editorial San Esteban, 1990.

PAOLI, Maria Célia Pinheiro Machado. O sentido histórico da noção de cidadania no Brasil: onde ficam os índios? In, COMISSÃO PRÓ-INDIO. O índio e a cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. Diez tesis sobre la titularidad de los derechos humanos. In, ROIG, Francisco Javier Ansuátegui (org.). Una discusión sobre derechos colectivos. Madrid: Instituto de Derechos Humanos Bartolomé de las Casas/Universidad Carlos III, 2002.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 5.ed. São Paulo: Max Limonad, 2002.

RIBEIRO, Berta. O índio na história do Brasil. São Paulo: Global Editora, 1987.

RAZ, Joseph. Multiculturalism. Oxford, Blackwell Publishers, 1998.

RODRIGUES, Saulo Tarso. O paradigma da modernidade a problemática dos direitos humanos.Os limites teóricos entre universalismo, multiculturalismo e relativismo cultural a partir da filosofia jusnaturalista e do princípio da dignidade humana. Sanches, 2012.

_____________. O Direito Internacional dos Direitos Humanos e a Racionalidade Ocidental(Razão Indolente): A epistemologia e a Política Ocidental no Novo Modelo Hegemônico de Democracia (governação) Global. In: Direito em Debate: Em Busca De Alternativas. Ijuí, Ed. Unijui, nº 21, Janeiro-Junho 2004, p. 91-109.

_____________. O modelo de racionalidade ocidental (razão indolente) e os direitos humanos: uma crítica ao conceito hegemônico de cidadania a partir da Sociologia das Ausências de Boaventura de Sousa Santos. Revista do Semiedu2006, Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Universalismo de confluencia, derechos humanos y inversión. In: HERRERA FLORES, Joaquín. (org.). El vuelo de Anteo: derechos humanos y crítica de la razón liberal. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2000.

SARTORI, Giovanni. La sociedad multiétnica. Pluralismo, multiculturalismo e extranjeros. Madrid: Taurus, 2001.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Una concepción multicultural de los Derechos Humanos. Revista Memória, Bogota, n.101, julio de 2003.

___________.Para ampliar o canône da diferença e da igualdade. in: Santos, Boaventura de Sousa (Org). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Civilização brasileira, 2003

_______________. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia dasemergências. In: Boaventura de Sousa Santos (Org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: "Um discurso sobre as ciências" revisitado. Porto: Afrontamento, 2003.

_______________. O Estado heterogêneo e o Pluralismo Jurídico. In: SANTOS, Boaventura de Sousa, TRINDADE, João Carlos (Orgs):Conflito e transformação social: Uma paisagem das justiças em Moçambique, Afrontamento, 2001, p. 47-88.

______________. A gramática do Tempo. Para uma nova cultura política. Coimbra, 2011. Cortez.

SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maia Paula G. (orgs). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.

SOUZA Filho, Carlos Frederico Marés. Multiculturalismo e direitos coletivos. In SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para Libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. La reinvención del Estado y el Estado plurinacional. Santa Cruz de la Sierra: Alianza Interinstitucional CESNDA-CEJIS-CEDIB, 2007.

___________. La globalización del derecho: Los nuevos caminhos de la regulación y la emancipación. Universidad Nacional de Comombia, ILSA, 1998.

SIECKMAN, Jan. Cultural Pluralism and the Ideia of Human Rigths. SOETEMAN, Arend. Pluralism and Law. London, Kluwer Academic Publishers, 2001.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. A cidadania e os índios. In, COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO. O índio e a cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. O renascer dos povos para o Direito. Curitiba: Juruá, 1998.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de Sta. Cruz. Feitiçaria e religiosidade no Brasil colonial. São Paulo Companhia das Letras, 1986.

SOUZA, Maria Tereza Sadek R. de. Os índios e os "custos" da cidadania. In, COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO. O índio e a cidadania. São Paulo: Brasiliense, 1983.

TOMASINO, Kimiye. Os Kaingang da Bacia do Tibagi e suas relações com as terras baixas. Relatório parcial de pesquisa sem maiores dados. Londrina: [s. n.].

TAYLOR, Charles. Growth, Legitimacy and the Modern Identity. Cambridge, Cambridge University, 1981.

______________. Philosofy and the Human Sciences. Cambridge, Cambridge University, 1985.

______________. The Politics of Recognition. IN: GOLDBERG, David (org). Multiculturalism: a critic reader. Cambridg, Blackwell Publishers, 1995, p. 75-107.

TILLEY, John. The Problem for Normative Cultural Relativism. Oxford, Blacwell Publishers, 1998

TULLY, James. Strange Multiplicity: constitutionalism in the age of diversity.Cambridge, Cambridge University Press, 1995.

URIBE, Maria Teresa. Emancipação social em um contexto de guerra prolongada: o caso da comunidade de Paz de San José de Apartadó, Colômbia. In: Santos, Boaventura de Sousa (Org.), Democratizar a Democracia.Os caminhos da democracia participativa. 2003, Porto: Afrontamento, p. 219-253

WIEVIORKA, Michel. A Diferença. Lisboa, Fenda Edições, 2002.

YOUNG, Iris Marion. La justicia y la política de la diferencia. Madrid: Ediciones Cátedra, 2000.

Veröffentlicht

2014-11-17

Zitationsvorschlag

Rodrigues, S. T. (2014). INTERCULTURALIDADE, AUTODETERMINAÇÃO E CIDADANIA DOS POVOS INDÍGENAS / INTERCULTURALITY, SELF-DETERMINATION AND CITIZENSHIP OF INDIAN PEOPLE. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 16(1), 41–64. https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i1.2089

Ausgabe

Rubrik

Direitos humanos e cenário internacional