POLÍTICA ANTITERROR: OS DIREITOS HUMANOS NA ENCRUZILHADA DA PREVENÇÃO E DA REPRESSÃO AOS ATOS TERRORISTAS -- ANTI TERROR POLICY: HUMAN RIGHTS AT THE CROSSROADS OF PREVENTION AND REPRESSION TO TERRORIST ACTS

Autores

  • Cláudio Rogério Sousa Lira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo (RS)
  • Vicente de Paulo Barretto Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v17i1.7046

Resumo

Resumo: A pesquisa tem como tema o terrorismo e os direitos humanos. Inicialmente, neste trabalho retoma-se a questão conceitual dos direitos humanos e do terrorismo. A discussão central é conduzida em razão da prática do terror e dos meios punitivos empregados pelos Estados como forma de repressão à atuação das organizações terroristas. Não é novidade que os atos terroristas recentes chocaram a sociedade pelo emprego de métodos violentos nunca antes experimentados. A partir de ideologias religiosas-econômicas-políticas, grupos terroristas vitimam e mutilam inocentes. Em resposta a essas atrocidades, os Estados empregam métodos de contra-ataque próprios de guerra, buscando, quase sempre, uma vingança institucionalizada. É nessa encruzilhada em que se encontram os direitos humanos, já que a política de prevenção e de repressão aos atos terroristas não observa o devido processo legal. Ao final, neste trabalho sugere-se, a partir da percepção de filósofos e de juristas, que as respostas aos atos terroristas não se coadunam com os preceitos dos direitos humanos.

Palavras-chave: Direitos humanos. Terrorismo. Política criminal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Rogério Sousa Lira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - São Leopoldo (RS)

Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Especialista, Graduado em Direito e em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), Servidor da Promotoria de Justiça de Campo Novo (Ministério Público - RS) e Professor do Curso de Direito da Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Vicente de Paulo Barretto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (1962). Livre-docente em Filosofia pela PUCRJ, 1976. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESA; professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS; Decano da Escola de Direito da UNISINOS. Pós-doutor pela Maison des Sciences de L´Homme, Paris. Professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Coordenador-científico do Dicionário de Filosofia do Direito e do Dicionário de Filosofia Política; autor de Camus, o perfil da revolta, As Máscaras do Poder, Ideologia e Política no pensamento de José Bonifácio de Andrada e Silva, A Evolução do Pensamento Político Brasileiro, O Fetiche dos Direitos Humanos e outros temas, O Liberalismo e a Constituição de 1988 e trabalhos sobre direitos humanos, ética e direito, literatura e direito, bioética e histórias das ideias políticas e sociais, publicados no Brasil e no exterior. Consultor ad hoc da área de Direito e de Filosofia da CAPES; consultor ad hoc da área de Direito do CNPQ. Bolsista de produtividade científica do CNPQ nível 1. Membro do Board of Governors da International Association of Law Schools   IALS.

Referências

AGUILAR, Luis Miguel, Fábulas de Ovidio, México, Cal y Arena, 2001.

AVILÉS, Juan. Los orígens del terrorismo europeo: narodniki y anarquistas. In: JÓRDAN, Javier (Coord.). Los orígens del terror: indagando en las causas del terrorismo. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2004.

BARRETO, Vicente de Paulo. O fetiche dos direitos humanos e outros temas. 2. ed. ver. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2013.

BARRETO, Vicente de Paulo; BRAGATTO, Fernanda Frizzo. Leituras de filosofia do direito. Curitiba: Juruá, 2013.

BECK, Ulrich. Sobre el terrorismo y la guerra. Barcelona: Paidós, 2003.

_____. Sociedade do risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2010.

BLACK, Donald. Terrorism as Social Control. In: DEFLEM, Mathieu (Editor). Sociology of crime, law and deviance. Vol. 5. Terrorism and counter-terrorism: criminological perspectives. New York: Elsevier Ltd., 2004.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CALLEGARI, André Luís. Terrorista: um discurso sobre o Direito Penal de exceção. In: STRECK, Lenio Luiz; ROCHA, Leonel Severo; ENGELMAN, Wilson. (Org.) Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

CANCIO MELIÁ, Manuel. Los delitos de terrorismo: estructura típica e injusto. Editorial Reus, S. A. Madrid: 2010.

CHEVALLIER, Jacques. O Estado Pós-Moderno. L'État post-moderne. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

DOUZINAS, Costas. O fim dos direitos humanos. Tradução Luiza Araújo. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

FERRAJOLI, Luigi. Democracia y garantismo. Edição Miguel Carbonell. Madrid: Editorial Trotta S. A., 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira e Margarida dos Anjos. Curitiba: Ed. Positivo, 2008.

GÓMEZ, José Maria. Soberania Imperial, Espaços de Exceção e o Campo de Guantánamo. Desterritorialização e Confinamento na “Guerra contra o Terror”.

HUSAK, Douglas. Sobrecriminialización: los límites del Derecho penal. Madrid: Marcial Pons, 2013.

HUSAK, Douglas. Sobrecriminialización: los límites del Derecho penal. Madrid: Marcial Pons, 2013.

JÓRDAN, Javier; BOIX, Luisa. La justificación ideológica del terrorismo islamita: el caso de Al Qaida. In: JÓRDAN, Javier (Coord.). Los orígens del terror: indagando en las causas del terrorismo. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2004.

JUNIOR, Antonio Gasparetto. Prisão de Guantánamo. Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/prisao-de-guantanamo. Acesso em: 10 out. de 2013.

LAQUEUR, Walter. “Terrorismo posmoderno”, Foreing Affairs, Vol. 75, Nº 5, 1996.

_____. The New Terrorism: Fanaticism and the Arms of Mass Destruction. NEW YORK: OXFORD UNIVERSITY PRESS, 1999.

NINO, Carlos Santiago. Ética e direitos humanos. Tradução Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2011.

OLLOQUI, Jose Juan de. Introducción: reflexiones en torno al terrorismo. In: OLLOQUI, José Juan de (Coord.). Problemas jurídicos e políticos del terrorismo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004.

PAINE, Thomas. Direitos do homem. Tradução Edson Bini. Bauru: Edipro, 2005.

PÉREZ CEPEDA, Ana Isabel. La seguridad como fundamento de la deriva del Derecho Penal Postmoderno. Madrid: Iustel, 2007.

PEREZ LUÑO, Antonio E. Derechos humanos, estado de derecho y constituición. 9 ed. Madrid: Tecnos, 2005.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional. 14 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

SALDANHA, Jânia Maria Lopes. Novas geometrias e novos sentidos: internacionalização do Direito e internacionalização do diálogo dos sistemas de justiça. In: STRECK, Lenio Luiz; ROCHA, Leonel Severo; ENGELMAN, Wilson. (Org.) Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Encantos e desencantos dos direitos humanos: emancipações, libertações e dominações. Tradução Ivone Fernandes Morcilho Lixa e Helena Henkin. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

SEM, Amartya. A ideia de justiça. Tradução Denise Bottmann e Ricardo Doninelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Sousa Lira, C. R., & Barretto, V. de P. (2016). POLÍTICA ANTITERROR: OS DIREITOS HUMANOS NA ENCRUZILHADA DA PREVENÇÃO E DA REPRESSÃO AOS ATOS TERRORISTAS -- ANTI TERROR POLICY: HUMAN RIGHTS AT THE CROSSROADS OF PREVENTION AND REPRESSION TO TERRORIST ACTS. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 17(1), 65–82. https://doi.org/10.18593/ejjl.v17i1.7046

Edição

Seção

Direitos humanos e cenário internacional