INTEGRAÇÃO SENSORIAL: OS DESAFIOS DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
No presente trabalho buscou-se relatar a trajetória durante o Curso de Pedagogia, mais especificamente dos Estágios Curriculares Supervisionados na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, na Gestão Escolar e no Ensino Médio/Magistério, os quais têm como tema central: Educação Básica: conhecimento legal aos desafios pedagógicos, tendo como elemento central a Integração Sensorial em um viés para os desafios das diferenças individuais presentes no contexto escolar. Desse modo, visou-se aguçar a sensorialidade dos discentes, por intermédio de momentos de descontração, ludicidade, imaginação, literatura, música, jogos e mediação, proporcionando às crianças conhecerem o seu corpo e as suas sensações. Vale lembrar que a Educação é um direito de todas as crianças, sendo imprescindível para a aprendizagem e a socialização. A metodologia escolhida possui uma abordagem qualitativa, teórica e bibliográfica, contando com a coleta de informações, baseada nos referenciais curriculares, nas diversas legislações que permeiam a Educação Básica e em estudiosos como: Tardif (2008), Vygotsky (1998), Wallon (1998), Perrenoud (2002), etc., além da prática em sala de aula. Segundo os dados analisados, concluiu-se que os desafios são vastos, entre os quais alguns estão amparados legalmente. Entretanto, ressalta-se a “utopia” do direito à igualdade em pleno século XXI, desmistificando o que muitos acobertam ou simplesmente ignoram. Trabalhar com os discentes e docentes no espaço educacional requer planejamento, organização, paciência e muito amor, pois é com esse sentimento que, ao concluir este estudo, percebeu-se que a experiência adquirida durante o Curso de Pedagogia é apenas o começo de uma longa e mágica caminhada.
Palavras-chaves: Educação. Legislação. Integração sensorial. Metodologia. Avaliação.