A LEITURA COMO POSSIBILIDADE PRÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Alice Lacerda Paim Pandolfo
  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Vera Lucia Reis

Resumo

O presente relatório faz referência aos resultados obtidos por meio dos Projetos de Estágio Curricular Supervisionado desenvolvidos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental – A nos Iniciais, no Ensino Médio – Magistério e na Gestão Escolar no decorrer do Curso de Pedagogia. Tendo como temática norteadora A leitura como possibilidade prática para os processos de ensino-aprendizagem para as crianças da Educação Básica, fez-se necessário traçar um breve histórico sobre a Legislação que institui e ampara cada uma das etapas da Educação Básica, como também apresentar as concepções de criança e infância que se estabeleceram no decorrer da história, abordar e conceituar os saberes docentes, necessários e imprescindíveis aos profissionais da Educação, bem como da Gestão Escolar, especialmente a democrática. Diante de relevante manifestação das crianças, observada nos Anos Iniciais, em relação a dificuldades com a leitura, sua compreensão e interpretação, surgiu a necessidade de aprofundar esse tema. A partir da intencionalidade de aguçar a curiosidade das crianças para a magia do mundo letrado, delinearam-se objetivos para as práticas docentes focados em desenvolver atividades que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita, mediante a construção conceitual, sistematização e aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados, respeitando o desenvolvimento e as diferenças das crianças, propiciando mais proficiência no desempenho delas. A metodologia escolhida para a realização das propostas segue uma tendência qualitativa, de caráter bibliográfico e enfoque descritivo, com embasamento apropriado para cada uma das modalidades de ensino trabalhadas. A importância da leitura no contexto educacional é salientada mediante o referencial teórico, nos seus mais diversos aspectos desde muito cedo, ou seja, desde o início da alfabetização, enfatizando sempre que se permita jamais que ela perca seus poderes de encantamento e magia, quando é apenas escolarizada. Espera-se que esses resultados venham a contribuir de forma positiva no cotidiano escolar da Educação Básica, e principalmente na vida de seus discentes.   

Palavras-chave: Educação Básica. Formação acadêmica. Gestão. Leitura.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Lacerda Paim Pandolfo, A., Bertoldi Benvenutti, D., & Reis, V. L. (2015). A LEITURA COMO POSSIBILIDADE PRÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8400

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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