MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA 41ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED

Autores

Resumo

O Grupo de Trabalho 06 (GT-06) – Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza uma análise crítica de políticas educacionais e trocas de experiências entre educadoras(es) populares, pesquisadoras(es) e movimentos sociais. O mapeamento da Educação Popular é relevante por trazer uma perspectiva para repensar o modelo de sociedade excludente no Brasil. Esse mapeamento evidencia como a Educação Popular promove diálogos que integram diferentes vozes e conhecimentos. Tivemos como objetivo geral mapear as contribuições da Educação Popular no GT-06 da ANPEd.

No que diz respeito às questões metodológicas, utilizamos uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental dos trabalhos apresentados no GT-06 da ANPEd publicados nos anais da 41ª Reunião Nacional, realizada em 2023. Assim, realizamos um mapeamento das instituições das(os) autoras(as) e coautoras(es), das agências e/ou instituição financiadora, do tipo do documento, isto é, se "Trabalhos em Andamento (RE-TA)" ou se "Trabalhos Concluídos (RE-T), bem como das palavras-chaves presentes nos documentos selecionados. Excluímos do corpus de análise os documentos na modalidade minicurso.

Como resultados do mapeamento revela-se uma diversidade de estudos, com a publicação de 43 resumos expandidos, dos quais 17 são RE-TA e 26 são RE-T. Esses resumos foram produzidos por autoras(es) e coautoras(es) de 26 universidades diferentes, distribuídas em 15 estados brasileiros. Destacamos os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, cada um com quatro universidades representadas, seguidos por Minas Gerais com três.

Dos 43 resumos, 18 receberam financiamento, provenientes de sete diferentes fontes, como CAPES (10 financiamentos) e CNPQ (quatro financiamentos). Em termos de palavras-chave, os resumos apresentaram 119 termos distintos. Destacam-se "Educação Popular" com 18 ocorrências, "Educação do Campo" com seis, e "Paulo Freire" e "Prática Educativa" com cinco cada. Esses termos refletem a relevância das questões educacionais discutidas e o alinhamento dos estudos com temáticas atuais.

Assim, concluímos que a partir do mapeamento do GT-06 da 41ª Reunião Nacional da ANPEd evidenciamos uma ampla contribuição da Educação Popular no contexto acadêmico. A análise dos 43 resumos expandidos revela a participação de instituições e pesquisadoras(es) de diferentes regiões do Brasil, indicando um engajamento com práticas pedagógicas emancipadoras. A predominância de termos como "Educação Popular" e "Educação do Campo" sublinha o foco das discussões em temas centrais da educação libertadora e inclusiva, alinhada com os princípios de Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2017) e em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2020). Como trabalho de conclusão de curso, tanto no bacharel, quanto na licenciatura, analisou as concepções sobre Evolução Biológica apresentada por professores de Biologia em escolas localizadas no Oeste de Santa Catarina. Possui especialização em Educação Especial pela Unoesc (2019). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2023) - representante discente (2022-2023) e bolsista CAPES. Atuou como educador de Ciências e Biologia na rede privada e pública, respectivamente, no estado de Santa Catarina. Atualmente, está doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação - Unoesc e participante do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado à linha Processos Educativos do PPGEd da Unoesc.

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar, formação de professores e prática pedagógica na Educação Básica. É autora de livros, capítulos e artigos na área da Educação. É membro do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, linha de pesquisa: Processos Educativos (UNOESC/Joaçaba). Membro do Grupo de Pesquisa - Formação Docente e Práticas de Ensino, atuando como Vice-líder. Atua no Município de Maravilha como: assessora técnica pedagógica da Educação Básica, presidente do Fórum Municipal de Educação, membro do Conselho Municipal de Educação. Colunista do Jornal O Líder (Educação em Foco). Atualmente em estágio Pós-Doutoral com a Dra Marta Nornberg, departamento de ensino e do Programa de Pós Graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas-RS.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Schneeberger, A. H., & Bertoldi Benvenutti, D. (2024). MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA 41ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35739. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35739

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>