MAPEAMENTO DA EDUCAÇÃO POPULAR NA 41ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED
Resumo
O Grupo de Trabalho 06 (GT-06) – Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza uma análise crítica de políticas educacionais e trocas de experiências entre educadoras(es) populares, pesquisadoras(es) e movimentos sociais. O mapeamento da Educação Popular é relevante por trazer uma perspectiva para repensar o modelo de sociedade excludente no Brasil. Esse mapeamento evidencia como a Educação Popular promove diálogos que integram diferentes vozes e conhecimentos. Tivemos como objetivo geral mapear as contribuições da Educação Popular no GT-06 da ANPEd.
No que diz respeito às questões metodológicas, utilizamos uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental dos trabalhos apresentados no GT-06 da ANPEd publicados nos anais da 41ª Reunião Nacional, realizada em 2023. Assim, realizamos um mapeamento das instituições das(os) autoras(as) e coautoras(es), das agências e/ou instituição financiadora, do tipo do documento, isto é, se "Trabalhos em Andamento (RE-TA)" ou se "Trabalhos Concluídos (RE-T), bem como das palavras-chaves presentes nos documentos selecionados. Excluímos do corpus de análise os documentos na modalidade minicurso.
Como resultados do mapeamento revela-se uma diversidade de estudos, com a publicação de 43 resumos expandidos, dos quais 17 são RE-TA e 26 são RE-T. Esses resumos foram produzidos por autoras(es) e coautoras(es) de 26 universidades diferentes, distribuídas em 15 estados brasileiros. Destacamos os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, cada um com quatro universidades representadas, seguidos por Minas Gerais com três.
Dos 43 resumos, 18 receberam financiamento, provenientes de sete diferentes fontes, como CAPES (10 financiamentos) e CNPQ (quatro financiamentos). Em termos de palavras-chave, os resumos apresentaram 119 termos distintos. Destacam-se "Educação Popular" com 18 ocorrências, "Educação do Campo" com seis, e "Paulo Freire" e "Prática Educativa" com cinco cada. Esses termos refletem a relevância das questões educacionais discutidas e o alinhamento dos estudos com temáticas atuais.
Assim, concluímos que a partir do mapeamento do GT-06 da 41ª Reunião Nacional da ANPEd evidenciamos uma ampla contribuição da Educação Popular no contexto acadêmico. A análise dos 43 resumos expandidos revela a participação de instituições e pesquisadoras(es) de diferentes regiões do Brasil, indicando um engajamento com práticas pedagógicas emancipadoras. A predominância de termos como "Educação Popular" e "Educação do Campo" sublinha o foco das discussões em temas centrais da educação libertadora e inclusiva, alinhada com os princípios de Freire.