A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA OS EDUCADORES E EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Estrutura-se em momentos distintos, mas devidamente articulados. O tema de pesquisa “A importância da pesquisa para os educadores e educandos da educação básica” trata das relações entre pesquisa, professor e aluno, especialmente no que se refere à sua prática. Esse tema serviu como base de um estudo mais detalhado ligado à Educação Infantil, Anos Iniciais, Gestão Escolar e Ensino Médio (Magistério). O trabalho traz a junção de vários estudos realizados e colocados em prática, e também, uma pequena síntese do que alguns autores ligados à Pedagogia trazem. Dessa forma, no trabalho procurou-se aprofundar reflexões sobre a pertinência e as possibilidades da pesquisa como instrumento pedagógico e científico, e, também, educar pela pesquisa tem como condição essencial que o profissional da educação seja pesquisador. Sabe-se que o mundo infantil é um mundo muito particular e complexo do qual o professor precisa fazer a mediação entre o faz de conta e a realidade; portanto, o professor deve ser um provocador de novos sentidos e curiosidades. É preciso, também, preparar os alunos para que eles compreendam as constantes mudanças da realidade, logo, torná-los transformadores desta, desenvolvendo o senso crítico. A formação escolar deve motivar a criança para o diálogo, incentivando nela o desejo de pesquisar, soltando-se do que lhe é habitual para buscar o que é inédito e imprevisível. Para que o cenário da educação tenha relevância e significado, o professor precisa conscientizar-se das suas responsabilidades e ampliar o seu leque de competências e habilidades, pois o magistério não é uma carreira que se esgota e a formação continuada é uma porta aberta para o aprimoramento diário. A escola é um espaço de crescimento, tanto para o educando quanto para o próprio educador. É um lugar de ensino e aprendizagem, de ousadia, de criatividade e de muita pesquisa.
Palavras-chave: Educação básica. Pesquisa. Educador. Educando.