PERCURSO FORMATIVO DOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE: INFLUÊNCIA, REPERCUSSÃO E CONTRIBUIÇÃO

Autores

  • Andrieli Mai Ferri UNOESC
  • Dilva Bertoldi Benvenutti
  • Izoldi Klein Pinheiro

Resumo

Introdução: Considerando o atual envelhecimento populacional o qual resulta em novos desafios no campo de atuação com idosos, e, assim, preocupada em atender as demandas desta população, a Unoesc Maravilha, através da Universidade da Terceira Idade (Uniti), visa promover ações que garantam o bem-estar biopsicossocial dos idosos, proporcionando oportunidades de aprofundamento em conhecimentos que agreguem valores, qualidade de vida e envelhecimento saudável. Nesse sentido, o estudo visa contribuir para a formação integral do idoso, garantido presença, permanência e desenvolvimento, analisando como o programa influencia, repercute e contribui na vida dos participantes. Objetivo: A pesquisa objetiva refletir sobre a Universidade da Terceira Idade; mapear abrangência da Uniti na Região Extremo Oeste de Santa Catarina; diagnosticar os motivos que impulsionam a participação nesse programa; verificar qual a percepção e nível de satisfação quanto a estada no programa; identificar a relevância das ações desenvolvidas pela Uniti, bem como sua contribuição na qualidade de vida dos participantes, principalmente em tempos de pandemia; conhecer e mensurar os impactos da Covid-19 sobre a vida e rotina dos participantes;  aferir o interesse do idoso em continuar investindo no seu percurso formativo participando das próximas etapas da formação ofertada pela Uniti; qualificar o programa através da perspectiva dos alunos. Método: O estudo apresenta abordagem qualitativa, utilizando questionário com questões semi-estruturadas, entrevista com perguntas objetivas de múltipla escolha e descritivas, e observações no decorrer das aulas da Uniti. Quanto à sua natureza, a pesquisa se classifica como aplicada e com base nos seus objetivos, o estudo pode ser considerado descritivo. Como técnica de análise de dados, foi realizada análise de conteúdo. Resultados: Dentre os principais resultados apontados, se evidencia que os participantes estão muito satisfeitos e felizes em fazer parte da Uniti. Cabe ressaltar que durante o período de pesquisa, surgiu a pandemia da Covid-19, devido a isso surgiram restrições quanto à prática presencial das aulas na Uniti, desta forma, em um segundo momento esse estudo também investigou os efeitos da pandemia na rotina e nos sentimentos dos idosos participantes desse programa, sendo que, dentre os principais resultados apontados estão que, a pandemia de fato gerou impactos na rotina e sentimentos; ocorreu o aumento do uso de tecnologias; que eles sentem muito a falta das aulas na Uniti; que os temas abordados na Uniti são importantes para o enfrentamento da pandemia; que nunca haviam vivenciado uma pandemia nas proporções dessa atualmente enfrentada; e que, ao reiniciarem as aulas na Uniti, em sua maioria eles pretendem retornar. Conclusão: Conclui-se que a Universidade da Terceira Idade na região de Maravilha–SC, contribui qualitativamente na formação integral do idoso. Esse programa influencia positivamente, repercute socialmente e contribui na vida dos participantes e de seus familiares. A pesquisa avaliou o processo e levantou inúmeros elementos que poderão qualificar a permanência, melhoria e amplitude do programa. O impacto identificado durante a pesquisa poderá mover gestores municipais, institucionais e educacionais a seguir, a propor inovação e possibilidades de amplitude de oportunidades e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Mai Ferri, A., Bertoldi Benvenutti, D., & Klein Pinheiro, I. (2022). PERCURSO FORMATIVO DOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE: INFLUÊNCIA, REPERCUSSÃO E CONTRIBUIÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31061. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31061

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)