ESTRESSE OCUPACIONAL EM GERENTES BANCÁRIOS: POR QUE E DO QUE SURGE?
Resumo
Metas abusivas e/ou inatingíveis, acúmulo de funções e de responsabilidades, pressão psicológica, ameaça de perda de emprego, preocupação com a avaliação do desempenho e pressão do cliente são alguns dos fatores enfrentados no ambiente bancário, que podem gerar estresse em nível acima do indicado ao ser humano. O estresse é gerado pelos desequilíbrios e adaptações que a pessoa passa durante toda a vida, entende-se que um estresse acima do estimado acontece quando seu o agente for muito potente e/ou prolongado, ou seja, quando ele gerar incômodo, esforços e sofrimentos demasiados, podendo ocorrer em qualquer contexto em que a pessoa esteja inserida. Atualmente, no ambiente de trabalho, sabe-se que o profissional necessita, além de qualificação, domínio sobre as tecnologias, boas habilidades de relacionamento, ser flexível, inovador e criativo, principalmente no ramo bancário, no qual a sua atuação é determinante e imprescindível nos resultados alcançados pela empresa. Assim, objetivou-se analisar os motivos que desencadeiam estresse ocupacional em gerentes de uma agência bancária privada do Oeste catarinense por meio da identificação dos principais fatores que geram estresse nesse ambiente de trabalho, da verificação sobre o estresse gerado por pressões e metas excessivas e da descrição das consequências do estresse ocupacional nos bancários. De caráter qualitativo-quantitativo, a pesquisa foi realizada em média com oito gerentes bancários da mesma instituição, mediante a resposta de um questionário, composto de 19 questões, e da aplicação do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL). Por intermédio dos resultados serão elaborados gráficos para melhor o levantamento e a análise dos dados.
Palavras-chave: Estresse ocupacional. Gerentes bancários. Fatores geradores.