CANTINHO DA VOVÓ: UMA PESQUISA SOBRE TÉCNICA DE GRUPO

Autores

  • Michele Gaboardi Lucas UNOESC
  • Elizane Borssoi UNOESC Chapecó
  • Patricia Mattana UNOESC Chapecó

Resumo

A prática aqui relatada foi realizada no componente curricular obrigatório Técnica de Grupo no Curso de Psicologia da Unoesc Chapecó. Um dos objetivos neste componente foi proporcionar aos acadêmicos conhecimentos acerca de técnicas grupais e suas aplicações em diferentes contextos; essa atividade avaliativa foi desenvolvida visando atingir esse objetivo. Realizou-se uma pesquisa com um grupo intitulado Cantinho da Vovó, desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de um pequeno município do este Oeste catarinense, do qual participam mulheres, em sua maioria, idosas e donas de casa, que realizam tricô, pintura em tecido e outros trabalhos manuais. Observou-se o grupo durante três encontros, conheceu-se a história deste, o objetivo, e ainda, a importância dele para as participantes. Notou-se que o grupo era operativo, com objetivos centrados na tarefa, nesse caso, os trabalhos manuais. As integrantes trabalhavam dentro das suas possibilidades, respeitando-se e se auxiliando quando necessário. Possuíam liberdade de se expressar e escolhiam juntas os próximos trabalhos a serem realizados, notando-se que as atividades ocorriam a partir do interesse de todas as integrantes, sem pressões ou exigências. A coordenadora do grupo apresentou atributos essenciais no comando, demonstrando que se dedicava e acreditava no grupo, com paciência, respeito, empatia, boa comunicação e confiança no seu trabalho, buscando formas para que elas permanecessem unidas e conseguissem os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades. Concluiu-se que mesmo não sendo um grupo terapêutico, este desempenhava uma ação terapêutica, já que as participantes relataram se sentir mais dispostas e animadas no dia a dia, assim como afirmaram se esquecer dos problemas quando estavam no grupo. Além da função de estimulação motora que a atividade que elas desempenham acaba causando, em decorrência do trabalho com o fuxico, a pintura e os bordados, também estimula os movimentos, bem como a imaginação e a memória, fortalecendo os vínculos afetivos e proporcionando momentos de lazer.

Palavras-chave: Grupos. Técnica. Prática. Contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, UNOESC

Psicóloga.Pós-Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestranda no Mestrado Profissional em Administração UNOESC Chapecó.

 

Elizane Borssoi, UNOESC Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da UNOESC campus de Chapecó.

Patricia Mattana, UNOESC Chapecó

Acadêmica do curso de Psicologia da UNOESC campus de Chapecó.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Gaboardi Lucas, M., Borssoi, E., & Mattana, P. (2015). CANTINHO DA VOVÓ: UMA PESQUISA SOBRE TÉCNICA DE GRUPO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8010

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>