APRENDIZAGEM NOS GRUPOS

Autores

  • Ana Paola Grando Unoesc
  • Duane Zardo Unoesc
  • Tatiane Paludo Unoesc
  • Márcia Konzen Unoesc

Resumo

O ser humano é social, e só existe em função de seus relacionamentos grupais. Desde seu nascimento, participa de diferentes grupos, numa durável retórica entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Entende-se que o aprendizado para a humanidade, sempre exerceu importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento dos povos, seja ele social, profissional e em todas as áreas da dinâmica humana. Para comprovação e obtenção de dados, foi realizada uma pesquisa qualitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário com seis perguntas referentes às formas de aprendizagem de cada um, sendo duas delas de múltiplas escolhas, e quatro descritivas, para um total de 16 acadêmicos do curso de Psicologia com idades de 17 a 30 anos. Num segundo momento, realizou-se duas técnicas de grupos nominadas: "Tangran" e "Caneta na Garrafa". Portanto, por meio desta pesquisa, conclui- se que a relação entre grupos é fator fundamental na sociedade e para o indivíduo principalmente para a aprendizagem.  Foi identificado alguns pontos sobre como se dá a aprendizagem nos grupos através das intervenções. Muitas atividades só são possíveis através do auxílio dos demais e a aprendizagem se torna mais eficaz e mais fácil de ser compreendida. A nova ordem do momento, exige do indivíduo, que ele saiba cada vez mais lidar com as mudanças rápidas que ocorrem a sua volta e o trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Grando, A. P., Zardo, D., Paludo, T., & Konzen, M. (2016). APRENDIZAGEM NOS GRUPOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10978

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>