UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Darlene Narvaz Cardoso Heloisa
  • Crisleine Zottis dos Reis
  • Lidiane Tania Ronsoni Maier

Resumo

Introdução: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da
Educação Básica do país, destinada a jovens e adultos que não tiveram acesso a educação na idade certa. As
contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, oferecendo a
oportunidade de integrar teoria e prática para definir a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado
efetivo. O período da observação tem um caráter investigativo, de fundamental importância para a regência de
aula. A formação do professor é um processo que transpõem os limites das salas de aula das universidades, ela
não é estabelecida somente por capacitação teórica conquistada durante a graduação, mas integrando à este
processo todos os saberes e ações vivenciadas pelo profissional durante sua prática docente. Objetivo: Nesse
sentido, o objetivo desse resumo é relatar uma experiência do estágio supervisionado nos anos finais do ensino
Fundamental na Educação de Jovens e Adultos . Método: O Estágio Supervisionado II, foi realizado no primeiro
semestre de 2024, na Escola Básica Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, nas turmas que fazem
parte do Bloco B– 8ª e 9ª ano, Ensino Fundamental, sob a regência do Professor titular da turma. . Uma experiência
ímpar, por tratar-se de uma forma diferenciada de agregar e transmitir os conhecimentos adquiridos durante a
trajetória acadêmica. Mesmo com vários anos de experiência como docente, enfrentamos um grande desafio,
pois estando tão adaptada aos moldes do ensino regular, onde temos uma sequência na formação e na
construção do conhecimento e conceitos com nosso alunos, trabalhar com turmas da EJA, foi imprescindível para
desconstruir e reformular alguns conceitos e refletir sobre as práticas já conhecidas (ou inerentes) à formação.
Resultados: Alguns alunos, por sua experiência de vida, são mais receptivos às situações de aprendizagem,
manifestando encantamento com os procedimentos e metodologias aplicadas, são protagonistas de histórias reais
e ricas de vivências, são homens e mulheres que chegam à escola com expectativas diferenciadas, crenças e
valores já constituídos. Na faixa etária entre 17 e 60 anos, buscam essa modalidade de ensino, também por motivos
diversos, como por exemplo a reprovação e a evasão no ensino regular. Conclusão: É importante que os docentes
desta modalidade tenham consciência plural, despindo-se de pré-conceitos, refletindo suas práticas pedagógicas,
para que não tentem, utilizar os mesmos pressupostos do ensino regular na EJA, percebendo e valorizando assim as
especificidades dos educandos.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Narvaz Cardoso, D., Zottis dos Reis, C., & Ronsoni Maier, L. T. (2024). UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35719. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35719

Edição

Seção

Campus Chapecó

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