ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DOS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Introdução: O ensino da Matemática é tido como um aprendizado difícil para a maioria dos estudantes, devido a
sua forma tradicional de ser trabalhada, primeiramente estudamos a teoria e depois fizemos exercícios e resolução
de problemas, mas sempre com a lógica de raciocínio parecido e não conectadas à realidade. Desta forma, ao
utilizar-se de jogos, o professor estará permitindo ao educando o acesso a uma metodologia variada, despertando
seu interesse, com participação ativa e desenvolvimento da imaginação. O aluno aprende brincando, construindo
conhecimentos e conceitos matemáticos, os quais contribuirão para a resolução de problemas do seu dia a dia.
Objetivo: Verificar como o uso de jogos pode contribuir na construção do conhecimento matemático e
desenvolvimento do raciocínio lógico. Método: O estágio supervisionado ocorreu no período de 29/04 a 19/06 de
2024, na EEB Bertaso - Chapecó/SC, em duas turmas de 6o ano do ensino fundamental, contendo em média 27
alunos cada turma com idades entre 11 e 12 anos. Inicialmente foi realizada uma explanação teórica acerca da
operação básica divisão, com o desenvolvimento de exercícios e atividades extra-classe, após foi aplicado um pré
teste (teste 1), para verificação prévia do entendimento. Na sequência, foi adaptado (ao conteúdo trabalhado) o
jogo bingo, neste jogo todos precisavam resolver contas de divisão de nível fácil e médio e marcar em sua cartela
se tivesse o resultado. Para verificar se o uso do jogo contribuiu para o aprendizado, foi aplicado um pós teste
(teste 2). Resultados: Durante a explanação teórica alguns alunos se demonstraram desinteressados e com baixa
compreensão do conteúdo, o que foi observado no teste 1 que apresentou uma média geral de 30% de
assertividade. Durante a aplicação do jogo, observou-se um maior interesse e envolvimento dos alunos na
atividade proposta. Pode-se perceber também, um clima mais descontraído e divertido, onde todos tentavam se
ajudar e ficavam empolgados quando alguém tinha o resultado em sua cartela. O jogo contribuiu para o
entendimento do assunto, visto que no teste 2 a média geral foi de 55% de assertividade. Conclusão: O uso de
jogos para o ensino da matemática se demonstrou eficiente e aumentou a participação e interesse dos estudantes
aprimorando às suas habilidades com a operação de divisão, o que pode-se comprovar no aumento da média
geral acerca da assertividade das questões propostas e nas avaliações positivas dos estudantes em relação às
dinâmicas utilizadas para reforçar o conteúdo estudado.
Palavras-chave: Ensino da matemática; Jogos; Aprendizagem.