EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Resumo
Introdução: A formação de docente, para ser de boa qualidade, deve unir a teoria adquirida durante o curso e a
prática em sala de aula através dos estágios que são obrigatórios. Estes oferecem a oportunidade do aluno,
através da observação, aplicação de questionários e vivência da realidade, acompanhando a rotina escolar,
compreender melhor o dia a dia da escola e como as aulas acontecem na prática. Objetivo: Desenvolver e
aplicar um plano de aula referente aos assuntos trabalhados durante o estágio supervisionado II do curso de
Licenciatura em Matemática. Método: O estágio supervisionado II foi realizado contemplando 20h de observação
e 20h de docência. Foi realizado em uma escola cívico militar em Chapecó/SC, no período de 17/05 a 21/06 de
2024, em duas turmas do 8o ano e uma do 9o ano, com média de 20 alunos por turma. O plano de aula foi realizado
atendendo a BNCC e sob orientação da professora supervisora. Resultados: Durante o estágio supervisionado II, foi
possível participar ativamente das aulas. Foi elaborado o plano de ensino contemplando as aulas de docência
referente aos assuntos: operações com números naturais, números inteiros, porcentagem e notação científica.
Foram realizadas exposições teóricas sobre os assuntos, bem como exercícios e atividades diferenciadas, como por
exemplo desenvolvimento de figuras geométricas, com os alunos, no laboratório MAKER, tematizado para expor na
feira do conhecimento. Foi possível desenvolver as atividades planejadas com os alunos, que foram bem
participativos, animados, e conseguiram de fato efetuar os objetivos propostos no plano de aula. Conclusão: O
estágio contribuiu para minha formação enquanto docente, consegui compreender melhor a dinâmica da sala de
aula e quais os desafios enfrentados pelos professores. Estando no lugar do professor percebi a responsabilidade do
mesmo, diante de fatos e acontecimentos no decorrer das aulas. Não apenas na avaliação do desenvolvimento
das atividades propostas, mas também, diante de conflitos promovidos pelos educandos. Foi possível aplicar o
plano de aula proposto e junto com o professora supervisora, consegui verificar os pontos fortes e fracos do estágio
realizado.