JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Introdução: O estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura oferece uma compreensão mais ampla da
dinâmica escolar, proporcionando uma visão única do ambiente educacional, professores e gestão. No curso de
Matemática da UNOESC – Campus Chapecó, há quatro estágios obrigatórios na matriz curricular. Durante os
Estágios Supervisionados I e II, realizamos observações e práticas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, nas quais
percebemos que muitos alunos demonstram preocupação em relação à matemática, o que prejudica seu
progresso em conteúdos mais complexos. Este texto destaca a importância de buscar alternativas ao ensino
tradicional, como o uso de jogos, que podem ajudar a desmistificar as dificuldades matemáticas. Objetivo: O
objetivo principal deste relato é descrever uma experiência de aula de matemática utilizando jogos como um
facilitador da aprendizagem, para estimular o raciocínio lógico, incentivar o pensamento crítico, a comparação, o
diálogo, a interação e a criação de estratégias pelos estudantes. Método: Buscando compreender como
renomados pesquisadores abordam o uso de jogos no ensino da matemática e o papel do professor em sala de
aula, nosso referencial teórico foi construído a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, utilizando uma
abordagem qualitativa. Na prática, os estágios ocorreram em uma escola estadual no município de Chapecó,
com observações em três turmas do 8º e 9º ano, com alunos na faixa etária entre 13 e 16 anos. Resultados:
Durante o estágio com as turmas de 8º ano, realizamos trabalhos em equipe previamente planejados pela
professora titular da turma e, em seguida, introduzimos um jogo de UNO matemático para trabalhar equações do
1º grau, que seriam o próximo conteúdo abordado no cronograma escolar. Já com o 9º ano, desenvolvemos um
jogo de dominó utilizando o conteúdo de produtos notáveis, tema que a turma estava trabalhando. Diversos
exercícios e revisões foram feitos para preparar os alunos para o jogo, e eles participaram ativamente de todo o
processo, tornando a experiência enriquecedora para o aprendizado. A professora se manteve aberta à
comunicação durante todo o processo e sempre demonstrou grande empolgação com o uso de jogos no ensino.
Conclusão: Concluímos que os jogos, quando utilizados como ferramenta de aprendizagem, são eficazes para
tornar o ensino da Matemática mais significativo. No entanto, é necessário que o professor adote uma postura
aberta em favor de metodologias inovadoras, atuando como mediador e incentivador para promover uma
educação de qualidade e para o desenvolvimento efetivo dos alunos.