EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES DOS MUNICÍPIOS QUE SE CONFIGURAM COMO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Gabrielly Kayani Rosa unoesc
  • Karen Cristina Carvalho da Silva Unoesc
  • Izolete Dos Santos Riqueti

Resumo

Introdução: O presente estudo se insere no contexto das atividades do componente de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, no curso de Pedagogia da Unoesc de Campos Novos. As análises e atividades buscaram compreender esta etapa da Educação Básica como campo de estágio, destacando o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil -DCNEI (Brasil, 2009) e da Base Nacional Comum Curricular -BNCC (Brasil, 2017), como documentos normativos e organizativos ao pensar a Educação Infantil. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar as características da Educação Infantil nas redes dos municípios que se configuram como campo de estágio supervisionado. Método: A pesquisa se configura com uma abordagem qualitativa e com análise descritiva dos dados. A metodologia envolveu pesquisa de campo de cunho exploratório, utilizando entrevista semiestruturada, via plataforma virtual do Zoom, realizada com 6 coordenadores pedagógicos e professores responsáveis pela educação infantil nas redes de ensino de municípios da região que recebem estagiários da Unoesc de Campos Novos. Resultados: A maioria das instituições desenvolve um planejamento quinzenal, utilizando uma plataforma específica para registrar os dados do planejamento, sendo que 4 dos 6 municípios utilizam material apostilado. O uso da tecnologia nesse processo tem facilitado a gestão e o acompanhamento das atividades pedagógicas. Embora muitos municípios tenham experiência na implementação da educação infantil em tempo integral, a realidade é que a maior parte das pré-escolas ainda operam em período parcial. A avaliação segue os preceitos dos documentos normativos legais, pois todos os municípios relataram adotar a elaboração de pareceres semestrais descritivos sobre o desenvolvimento das crianças. As instituições mantêm diversas maneiras de comunicação com as famílias, enviando trabalhos e portfólios que permitem o acompanhamento do desenvolvimento das crianças. Conclusão: O cenário da educação infantil apresenta desafios e avanços significativos, como o uso de plataformas digitais e o planejamento quinzenal que demostram que as educadoras estão comprometidas em organizar e acompanhar o aprendizado das crianças. A realização de pareceres semestrais e a comunicação contínua com as famílias enfatizam a importância da colaboração entre a escola e o contexto familiar no processo de desenvolvimento das crianças. No entanto, atendimento em meio período evidencia a necessidade de estratégias que apoiem a educação em tempo integral, oportunizando mais vagas, além de condições de atendimento.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Rosa, G. K., Carvalho da Silva, K. C., & Riqueti, I. D. S. (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES DOS MUNICÍPIOS QUE SE CONFIGURAM COMO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35691. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35691

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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