OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Gabrielly Kayani Rosa unoesc
  • karen cristina carvalho da silva unoesc
  • Juliane Brogliato Albuquerque

Resumo

Introdução: A gestão escolar envolve o planejamento e a direção das atividades educacionais, focando na
inclusão de alunos com deficiências intelectuais. O gestor educacional é essencial para garantir oportunidades
iguais a todos os alunos. Para isso, é importante que os docentes recebam formação adequada para atender às
diversas necessidades de aprendizagem. Este estudo analisa como os gestores podem promover um ensino
inclusivo e qualificado. Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar como o gestor escolar promove e garante
efetivamente a inclusão de alunos com deficiência intelectual.
Método: A pesquisa se configura com uma
abordagem qualitativa e com análise descritiva dos dados. A metodologia envolveu pesquisa de campo de cunho
exploratório, utilizando entrevista semiestruturada, presencialmente, realizada com 5 gestores pedagógicos
responsáveis pela coordenação escolar nas redes de ensino dos municípios de Herval d´ Oeste e Joaçaba.
Resultados: A gestão escolar desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão de alunos em
ambiente educacional. Através de uma gestão inclusiva, é possível estabelecer políticas e práticas que garantam o
acesso igualitário e a participação ativa de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. Isso envolve a
criação de um ambiente acolhedor, a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas e o fornecimento de
recursos adequados para atender às necessidades individuais dos alunos. Os gestores entrevistados reconhecem a
importância de promover o aprendizado dos alunos e o desenvolvimento dos professores. Eles valorizam toda a
equipe escolar e buscam fazer o melhor de forma a beneficiar tanto o grupo docente quanto o discente. Eles
enfrentam desafios diários, mas estão empenhados em melhorar continuamente sua atuação como gestor escolar.
Conclusão: Com base nos estudos realizados, conclui-se que os gestores escolares promovem a inclusão de alunos
com deficiência intelectual, por meio de políticas inclusivas, formação de professores e adaptações curriculares. Os
gestores criam um ambiente acolhedor e envolvem os pais, favorecendo o desenvolvimento dos alunos e
contribuindo para uma sociedade mais justa. Conhecer essas estratégias ajuda a identificar desafios e buscar
soluções para o sucesso acadêmico e nas suas vivências cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Rosa, G. K., silva, karen cristina carvalho da, & Albuquerque, J. B. (2024). OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35833. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35833

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>