AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Introdução: A temática abordada neste trabalho envolve o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. É comum o uso da letra script maiúscula, no processo de alfabetização, existindo, a crença de que as letras em caixa alta (maiúsculas) são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, este tipo de letra é trabalhado, desde a educação infantil com as crianças. Objetivo: Considerando o contexto apresentado, o objetivo foi problematizar o uso exclusivo da letra maiúscula no processo de alfabetização, apresentando e discutindo uma abordagem metodológica com o uso das letras maiúsculas e minúsculas. Metodologia: O estudo se caracteriza como qualitativo, iniciando com leituras e pesquisa bibliográfica, posteriormente, em uma abordagem exploratória, foram realizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras, que utilizam a metodologia da dupla caixa (maiúsculas e minúsculas), em uma roda de conversa. As análises finais compuseram um texto descritivo. Resultados: O relato das experiências práticas das professoras de sala de aula, indicaram, como resultado, que o trabalho com a dupla caixa (letras maiúsculas e minúsculas) auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização, principalmente para as crianças perceberem questões de análise linguística, apresentarem poucas aglutinações na escrita e conclusões sobre a escrita, que antes só eram percebidas no final do ciclo de alfabetização. Conclusão: Apesar de as alfabetizadoras relatarem algumas dificuldades e resistências em relação ao trabalho com as letras maiúsculas e minúsculas, durante o processo de alfabetização no primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, demonstraram empolgação com os resultados, afirmando que o processo de uso da dupla caixa deve ocorrer desde a educação infantil.